24/01/2018

Nos jornais, na internet, até na faculdade você provavelmente já se deparou com o termo ‘CNPq’. Mas, afinal, o que ele significa e representa para o Brasil, e qual sua relação com a Vale? Para crescer e se desenvolver, um país também precisa investir em pesquisa científica e tecnologia, assim como na formação e na qualificação de pesquisadores locais e no exterior. E é exatamente isso que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, busca fazer desde 1951.

O CNPq e o Instituto Tecnológico Vale (ITV) possuem uma parceria de quase quatro anos: quando o órgão governamental publicou uma chamada que viabilizou a seleção de 65 bolsistas para o ITV para desenvolverem pesquisa avançada nas unidades de Belém e Ouro Preto. Foram mais de 250 candidatos em diversas categorias. Recentemente, a parceria foi fortalecida com a nomeação do diretor-presidente do Instituto Tecnológico Vale (ITV), Luiz Mello, como membro do Conselho Deliberativo do CNPq.

Para a Vale, a conquista representa um importante passo por estreitar nossa relação com o governo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de competências inovadoras e necessárias para alavancar o desenvolvimento do país.

Durante o mandato de dois anos, Luiz Mello participará de deliberações e propostas sobre questões relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.