Um microscópio e uma mão tocando em uma de suas lentes.

Foto: Marcelo Lelis

Uma instituição privada de ciência, tecnologia e inovação sem fins lucrativos

Desde 2010, fomentamos a pesquisa científica e compartilhamos conhecimentos. Atuamos por meio do ITV Desenvolvimento Sustentável, em Belém (PA), e do ITV Mineração, com unidades em Ouro Preto e Santa Luzia (MG) e no Pará. Pesquisamos soluções tecnológicas e científicas para os desafios da cadeia da mineração e da sociedade, buscando melhores opções de presente e de futuro, promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas, estimulando transformações socioambientais e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Missão

Criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de forma a expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da Vale de maneira sustentável.

Visão

Tornar-se referência como instituição de excelência no desenvolvimento de ciência e tecnologia em mineração e desenvolvimento sustentável.

background verde
icone

Valores

  • A vida em primeiro lugar
  • Ética
  • Excelência em pesquisa e gestão
  • Compromisso com os resultados
  • Colaboração
  • Curiosidade e Ousadia
Homem manipulando um robô que está em cima de uma mesa à frente dele. Ele usa máscara e blusa preta. Atrás dele, há outro homem, também de máscara, mexendo em um computador. Ambos estão em um laboratório.

Foto: Acervo Institucional

ITV em números

Icone
R$ 889,80 MM

investidos em pesquisa (acumulado)

Icone
1992

publicações científicas (acumulado)

Icone
232

projetos de P&D apoiados (acumulado)

Icone
330

pesquisadores bolsistas (vigente)

Icone
69

pesquisadores permanentes (vigente)

Atualizado em dezembro de 2023

O ITV pelo Brasil

Navegue pelo mapa e descubra onde aplicamos nossas pesquisas para a cadeia da mineração.

Filtrar por categoria:

Mulher, de cabelos lisos e presos de cor azul, manipulando uma colmeia americana (em partes numa caixa de madeira). Ela usa camisa de mangas compridas de cor verde claro e está em um ambiente externo com vegetação ao fundo.

Foto: Clarté, 2021

ITV Desenvolvimento Sustentável

Gerar conhecimento para melhorar a vida das pessoas e o planeta

Estamos localizados em Belém (PA), em meio ao maior bioma brasileiro: a Amazônia. Com laboratórios próprios, uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores e bolsistas, atuamos para que a ciência seja ponte para conservar a floresta e garantir mais qualidade de vida para todos.

Nossos grupos de pesquisa estudam o meio físico, biótico e socioeconômico. Acreditamos que, juntos, podemos fazer mais. Nesse sentido, firmamos parcerias com instituições científicas no Brasil e no exterior e no treinamento de jovens cientistas. O ITV DS também oferece um curso de mestrado profissional aberto à sociedade contribuindo para uma mineração e um planeta mais sustentável.

ITV Mineração

Para nós, ciência, tecnologia e sustentabilidade caminham lado a lado

Estamos em Ouro Preto e Santa Luzia (MG) e no Pará, e temos como dois de nossos pilares a pesquisa e a educação. Em nossa busca pelo conhecimento, desenvolvemos soluções amplamente utilizadas na cadeia da mineração, que priorizam a eficiência energética, a segurança nos processos da cadeia mineral e a diminuição das emissões de CO2.

Um exemplo disso é o primeiro navio mineraleiro de grande porte do mundo equipado com velas rotativas. Impulsionada pela energia eólica, a embarcação é capaz de transportar até 325 mil toneladas de minério de ferro consumindo menos combustíveis fósseis e com menor emissão de poluentes.

Nossa equipe conta com pesquisadores e já atuamos em mais de 50 projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com universidades e empresas. Compartilhar o saber é outra missão que perseguimos, atuando em programas de ensino em mestrado profissional e cursos de capacitação técnica. Desta forma, contribuímos para a transformação da empresa e da sociedade por meio do conhecimento.

Fotografia da fachada do prédio de ITV Mineração, que tem cor alaranjada com detalhes em vinho e possui portas e janelas de vidro.

Foto: Acervo Institucional

Nossa história

2010

Dois homens em um barco num rio. Ambos estão de costas para foto e usam colete e chapéu. Ao fundo, há uma vasta vegetação.

Foto: Clarté, 2021

2010

O ano de 2010 marca o início do nosso trabalho, que busca desenvolver soluções tecnológicas e científicas para os desafios da cadeia de mineração e sustentabilidade nos territórios em que a Vale está presente.

2012

Laboratório de pesquisa com 4 pesquisadores. Três deles estão trabalhando sentados e um, em pé.

Foto: Ricardo Teles, 2017

2012

Nossa unidade em Belém (PA) é inaugurada em 2012. O prédio abriga o ITV Desenvolvimento Sustentável, que atua na geração de conhecimento para a manutenção da diversidade biológica e suas interações com os aspectos econômicos e sociais.

2013

Mulher, de cabelos curtos, em uma sala de aula olhando fixamente para frente. Ela usa blusa azul escura e colar. Atrás dela, há vários alunos sentados.

Foto: Acervo Institucional

2013

Compartilhar conhecimentos com a sociedade é uma de nossas missões. Por isso, em 2013, demos início ao programa de mestrado Uso Sustentável dos Recursos Naturais em Regiões Tropicais, oferecido pelo ITV Desenvolvimento Sustentável.

2014

Uma mão posicionando um objeto embaixo da lente de um microscópio.

Foto: Marcelo Lelis, 2020

2014

Em 2014 inauguramos uma unidade em Ouro Preto (MG), voltada ao ITV Mineração, que desenvolve projetos de pesquisa em áreas como controle e robótica, lavra de minas e tratamento de minérios e metalurgia extrativa, além de atuar em programas de ensino em nível de pós-graduação.

2015

Time de estudantes do programa de mestrado Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração em pé sorrindo para foto. Na frente deles, há um robô chamado EspeleoRobô.

Foto: ITV

2015

Valorizamos a educação e o saber como ferramentas de transformação da sociedade. Em 2015, passamos a oferecer o programa de mestrado Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração, através do ITV Mineração.

2018

Pesquisador, com jaleco branco e luvas azuis, agachado segurando uma plataforma com plantas verdes. À sua frente, há um armário transparente com diversos utensílios e outras plantas.

Foto: Ricardo Teles, 2017

2018

Em 2018, celebramos o investimento de R$ 400 milhões em pesquisas para melhorar a vida das pessoas e do planeta, encontrar soluções que privilegiam a eficiência energética, a segurança nos processos e a diminuição de emissões de gases poluentes na mineração.

2019

Capa do “Guia de Plantas – Para a recuperação de áreas degradadas nas cangas do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais”. Há uma flor grande de cor laranja com folhagem verde.

Foto: Acervo institucional

2019

Os resultados de nossas pesquisas são registrados e divulgados para a sociedade por meio de publicações. Em 2019, comemoramos a marca de 500 edições publicadas.

2020

Dois profissionais agachados em meio a grama observam algo no rio à frente deles. Ambos usam colete e chapéu. Atrás deles, há uma ampla vegetação.

Foto: João Marcos Rosa, 2017

2020

Chegamos aos dez anos de trabalho em 2020, orgulhosos do que já produzimos e fiéis ao propósito de criar opções sustentáveis de futuro por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

2022

2022

Expansão do ITV Mineração para o Pará.

background verde
icone

Conheça nossos projetos

Quer saber como colaboramos para a construção de uma sociedade mais sustentável? Clique em uma das opções abaixo e conheça nossos projetos.

Mulher, de cabelos longos pretos com as pontas verdes, agachada em frente ao rio segurando um pouco de água com as duas mãos.

Foto: Clarté, 2021