Homem, de máscara azul e jaleco branco, observa um recipiente que contém uma substância escura. Ele está em um laboratório.

Foto: Marcelo Lelis, 2020

Veja como colaboramos para a construção de uma sociedade mais sustentável

O ITV Desenvolvimento Sustentável se dedica à Computação Aplicada, Meteorologia e Mudança do Clima, Recuperação Ambiental, Genômica Ambiental, Geologia Ambiental e Recursos Hídricos, Biodiversidade e Serviços de Ecossistema, Socioeconomia e Sustentabilidade.

Grafismo
background verde
Geologia Ambiental e Recursos Hídricos

Geologia Ambiental e Recursos Hídricos

Fazemos pesquisas com enfoque interdisciplinar voltadas para caracterização do meio físico e compreensão de sua evolução. Direcionamos os estudos para processos geológicos próximos à superfície e dinâmica de formação da paisagem. Também analisamos o ciclo hidrológico por meio de diagnósticos e prognósticos de impactos e riscos socioambientais baseados em monitoramento hidrometeorológico, modelagem matemática e sensoriamento remoto. Nossas pesquisas englobam, ainda, a avaliação do impacto das ações antropogênicas no meio ambiente, em particular, em termos da segurança química, em áreas de interesse para a mineração.

Um profissional agachado em meio à grama observa algo no rio à frente dele. Ele usa colete e chapéu.

Foto: Clarté, 2021

Fotografia da terra e uma plantação de folhas verdes com pontas brancas.

Foto: João Marcos Rosa, 2009

background verde
icone biodiversidade

Biodiversidade e Serviços de Ecossistema

Atuamos na interface entre a conservação e o uso dos recursos naturais. Adotamos abordagens inovadoras e multidisciplinares para subsidiar ações ambientalmente responsáveis em áreas naturais e impactadas. Buscamos o conhecimento científico da diversidade biológica, com vistas à conservação e manejo sustentável e à saúde dos ecossistemas e serviços ecossistêmicos associados. Também estudamos o valor dos serviços ecossistêmicos e o uso de recursos naturais para a geração de renda. Nossas pesquisas são desenvolvidas, em sua maioria, na Floresta Nacional de Carajás, localizada no leste do Pará e em seu entorno, e incluem a documentação e a caracterização taxonômica, genética e funcional da biodiversidade que ocorre sobretudo nas cangas, florestas e cavidades da região.

background verde

Genômica Ambiental

Temos como foco estudos voltados para o conhecimento, o uso e a conservação da biodiversidade terrestre com o uso de abordagens moleculares.  Através do estudo de DNA, RNA e proteínas, nossas pesquisas estão voltadas para a identificação, a caracterização de espécies, os mecanismos evolutivos e adaptativos de espécies. Desta forma, produzimos referências genéticas (DNA barcodes) que possibilitam o rápido monitoramento da flora, fauna e microbiota em ambientes complexos como solos, ambientes aquáticos e cavernícolas. O sequenciamento de genomas completos também é crucial para o conhecimento e a valoração do patrimônio genético de espécies e suas inter-relações e gerar ações de conservação de base genética. Mecanismos funcionais da fauna, flora e solos são desvendados com o uso de ferramentas de análise da expressão de genes (transcriptômica) e proteínas (proteômica). Novas tecnologias de recuperação de áreas degradadas a partir da ação de microrganismos estão sendo desenvolvidas.

Mulher e homem com máscaras, óculos e jalecos olhando para um computador. Ambos estão em um laboratório.

Foto: Clarté, 2021

Pessoa com cabeça abaixada e chapéu, que cobre seu rosto, segurando uma muda de planta. Ela está em uma estufa com diversas mudas e usa camisa de mangas compridas, colete e luvas.

Foto: Clarté, 2021

background verde

Tecnologia Ambiental

Fazemos pesquisas interdisciplinares na área de geomática, mudanças da cobertura e uso do solo, recomposição florestal, recuperação de áreas degradadas, previsão de tempo e mudanças climáticas. Temos como objetivo desenvolver soluções ambientais baseadas em tecnologia e ciência para dar suporte à área coorporativa da Vale, bem como às áreas operacionais visando um planejamento e uma operação mais eficiente e segura em áreas de minas, ferrovias e portos.

background verde

Socioeconomia e Sustentabilidade

Pesquisamos a dinâmica do desenvolvimento social dos territórios onde a Vale atua e estudando as interações das operações da empresa com a dinâmica socioeconômica local. Buscamos aprofundar o conhecimento sobre as comunidades e identificar oportunidades e potencialidades, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável desses territórios.

Vista aérea dos morros, vegetações e casas de uma cidade.

Foto: Ricardo Teles, 2020

Imagem de uma tela de computador com diversos rabiscos coloridos.

Foto: Marcelo Lelis, 2020

background verde

Computação Aplicada

Conduzimos pesquisa interdisciplinar direcionada para a organização, a integração e a extração de conhecimento de conjuntos de dados. Objetivamos o uso intensivo do conhecimento para resolver problemas relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais. As soluções são baseadas no uso de inteligência artificial e na visualização dos resultados para apoiar decisões de impacto socioambiental.

Parcerias

Acreditamos que, juntos, podemos fazer mais.

Por isso, temos uma rede de colaboradores e parceiros que agregam importantes competências na construção de uma mineração e um planeta mais sustentáveis. Nessa rede de relacionamentos há importantes parcerias locais, assim como instituições em diversos estados do país, instituições governamentais e instituições de pesquisa no exterior.

grafismo parceiros