forma amarela
Homem, de costas para a câmera, sentado em frente a um computador. Ele está em um laboratório e, ao lado dele, há alguns robôs.

Foto: Acervo Institucional

Para nós, ciência, tecnologia e sustentabilidade caminham lado a lado

ITV Mineração atua em duas frentes a de ensino que está relacionada ao propósito de contribuir para introjeção de conhecimento na empresa e na sociedade, e a frente em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Tribologia, Automação, Controle & Robótica, Lavra de Minas e de Metalurgia Extrativa & Tratamento de Minérios.

background verde
Lavra de minas

Lavra de Minas

Desenvolvemos estudos e metodologias adequados aos processos de lavra (a céu aberto e subterrânea). O enfoque técnico, econômico e de sustentabilidade leva em conta o comportamento geomecânico das rochas, teores do corpo mineralizado, recuperações do minério e custos de produção. Outra abordagem que realizamos é o aperfeiçoamento das operações de lavra por meio do uso de técnicas computacionais.

Foto aérea de uma mina aberta e um maquinário operando.

Foto Acervo Institucional

Pesquisadores

Retrato de Vidal sorrindo. Ele tem cabelos curtos, lisos e grisalhos, usa óculos e veste uma camisa azul clara e um blazer marrom.

Vidal Félix Navarro Torres

Retrato de Juan com expressão séria. Ele tem cabelos curtos e lisos, e barba, ambos de cor preta. Ele veste uma camiseta preta.

Juan Manuel Girao Sotomayor

Retrato de Fabiano com expressão séria. Ele tem cabelos curtos e lisos, e barba, ambos de cor preta. Ele veste uma camiseta preta com duas faixas brancas.

Fabiano Veloso Ferreira

Suelen Silva Rocha

Eduardo da Rosa Aquino

Foto de um dos laboratórios do ITV. Há algumas mesas, robôs e variados utensílios de pesquisa.

Foto Leo Gomes

background verde
Controle e Robótica

Controle e Robótica

Nossas atividades têm por objetivo pesquisar, aplicar e propor conceitos e tecnologias que visam à automação, otimização e integração dos processos de mineração desde a mina (geologia e lavra) e processamento mineral até a logística. Produtos típicos desta área são: veículos, equipamentos, instrumentos ou robôs que operam de maneira autônoma, comandados remotamente, em operação assistida ou automatizados em nível adequado às exigências de uma cadeia de processos inteligentes e otimizados.

Pesquisadores

Retrato de Rosa sorrindo. Ela tem cabelos lisos, longos e pretos, usa um colar e veste uma blusa preta.

Rosa Elvira Correa Pabón

Retrato de Thomás com expressão séria. Ele tem cabelos curtos e barba por fazer, ambos de cor preta, e usa uma camisa quadriculada azul escura.

Thomás Vargas Barsante e Pinto

Jacó Dias Domingues

Luiz Guilherme Dias de Barros

José Manuel Gonzalez Tubio Perez

background verde
Tribologia

Tribologia

Pesquisamos os fundamentos da fricção e sua aplicação para solução de problemas do interesse das unidades de negócio da Vale, abrangendo a redução de perdas por desgaste, fenômenos relativos ao atrito e à lubrificação, possibilitando redução de custos e ganhos ambientais.

Superfície arredonda de metal.

Foto Leo Gomes

Pesquisadores

Retrato de Philip com expressão séria. Ele tem cabelos curtos, lisos e castanhos, e usa uma camisa quadriculada azul clara.

Philip Von Pritzelwitz

etrato de Jose com expressão séria. Ele tem cabelos curtos pretos e usa uma blusa de frio preta e um cordão de crachá pendurado no pescoço.

Jose Jimmy Penagos

Retrato de Gustavo sorrindo. Ele tem cabelos curtos e barba grande, ambos castanhos claros, e usa uma camisa quadriculada branca e preta.

Gustavo Tressia de Andrade

Mariana Lopes Pinto

Imagem digital que mostra as superfícies e profundezas de algumas rochas.

Foto Acervo Institucional

background verde

Metalurgia Extrativa e Tratamento de Minérios

Buscamos rotas de processamento para minérios de baixo teor e/ou complexos por processos piro-hidrometalúrgicos. Também pesquisamos os fenômenos de superfície na interação minerais-reagentes químicos aplicados ao tratamento de minérios e efluentes. Nossos estudos avaliam e otimizam processos, desenvolvem modelos e operações unitárias de tratamento de minérios e de manuseio por meio de experimentos em escala de bancada, piloto e industrial, tendo como fundamentação os fenômenos de transporte (massa, calor e energia) e ferramentas computacionais.

Pesquisadores

Retrato de Flávia com expressão séria. Ela tem cabelos curtos e castanhos, e uma grande franja lateral. Ela usa brincos e um blazer branco.

Flávia Paulucci Cianga Silvas

Retrato de Gabriela com expressão séria. Ela tem cabelos lisos, médios e pretos, usa batom alaranjado e uma blusa de gola alta nas cores preta e vinho.

Gabriela Fernandes Moreira

Retrato de Iranildes sorrindo. Ela tem cabelos lisos, longos e pretose usa batom vinho.

Iranildes Daniel dos Santos

Parcerias

Acreditamos que, juntos, podemos fazer mais.

Por isso, temos uma rede de colaboradores e parceiros que agregam importantes competências na construção de uma mineração e um planeta mais sustentáveis. Nessa rede de relacionamentos há importantes parcerias locais, assim como instituições em diversos estados do país, instituições governamentais e instituições de pesquisa no exterior.

grafismo parceiros