Dois homens agachados manipulando um robô azul em um dos laboratórios do ITV. Um deles usa chapéu e óculos e ambos usam máscara facial.

Foto: Acervo Institucional

Produzir e disseminar conhecimento é uma de nossas principais missões

Oferecemos programas de ensino em mestrado profissional e cursos de capacitação técnica como forma de contribuir para a transformação da empresa e da sociedade por meio do saber.

Foto aérea de uma mina aberta

Foto: Acervo Institucional

Especialização em Lavra de Minas a Céu Aberto

Esta especialização é voltada aos profissionais das distintas minas da Vale que exercem as atividades relacionadas a Lavra de Minas a Céu Aberto, conferindo a eles aptidão e habilidade para que possam procurar as melhores soluções na lavra dos recursos minerais operados pela empresa. Para tanto, aplicarão avançados conhecimentos tecnológicos que conduzem à obtenção do minério com alta produtividade, custos competitivos e processo seguro, com proteção ambiental e responsabilidade social. O profissional especialista em Lavra de Minas a Céu Aberto terá uma formação de nível de Pós-Graduação Lato Sensu em metodologias e processos de lavra segura com alta produtividade e redução de custos de produção, compatível com a proteção ambiental e responsabilidade social.

Duração do curso: 24 meses | Carga horária: 420h  

Profissionais graduados que exercem atividades relacionadas a Lavra de Minas a Céu Aberto na Vale

Ouro Preto e Belo Horizonte – MG

Especialização em Beneficiamento Mineral

A especialização em Beneficiamento Mineral tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que atuam na área, em processos cada vez mais robustos. Os conhecimentos teóricos e científicos permitirão a eles compreender os fenômenos que afetam o processo produtivo e o manuseio de minérios e rejeitos, preparando-os para identificar oportunidades de melhoria nesses processos. Desta forma, serão capazes de enfrentar desafios, como o processamento de minérios cada vez mais complexos e as mudanças de processos impulsionadas pelo mercado consumidor.

Duração do curso: 24 meses | Carga horária: 400h

Engenheiros nas áreas de minas, metalurgia e química atuantes nas áreas de desenvolvimento de processo mineral e de projeto de capital da Vale

Ouro Preto – MG.

Foto de um minério acinzentado

Foto: Geoscan

Foto: Marcelo Coelho

Especialização Internacional em Engenharia de Geotecnia Avançada

Esta especialização é voltada aos profissionais geotécnicos experientes, graduados, mestres ou doutores da Vale, assim como externos para aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas atividades operacionais de Geotecnia, com altos padrões de qualidade internacional. Os objetivos específicos são caracterizar os solos e rochas em laboratório e in situ mediante técnicas e procedimentos de alta qualidade; analisar as causas estáticas e dinâmicas da ruptura de barragens, pilhas e cavas de mina com aplicação de tecnologia de ponta; avaliar a segurança e economia, usando metodologias e métodos numéricos probabilísticos 3D; e aplicar sistemas de monitoramento geotécnico avançados que permitam uma gestão das estruturas de resíduos (barragens, pilhas) e cavas de mina com altos padrões de segurança. Na lista de conhecimentos está, ainda, praticar gestão geotécnica integrada e em tempo real baseado na conectividade e em sistemas inovadores.

Duração do curso24 meses | Carga horária: 440h  

Geotécnicos com ampla experiência, mestres e doutores da área de Geotecnia

Ouro Preto e Belo Horizonte – MG

Especialização em Desgaste, Atrito e Lubrificação

A especialização é voltada a profissionais com conhecimentos básicos de atrito, desgaste e lubrificação. O curso propõe uma análise crítica da bibliografia técnica disponível na área de Tribologia e estudos de casos aplicados à indústria da mineração. Desta forma, fornece subsídios para a resolução de problemas que envolvam desgaste, atrito e lubrificação, para que os profissionais estejam aptos a analisar sistemas tribológicos como um todo, entendendo os fenômenos envolvidos em função das condições de operações e sua influência no atrito e no desgaste dos componentes.

Duração do curso24 meses | Carga horária: 400h  

Graduados em áreas de Engenharia e de Ciências Exatas e da Terra e profissionais que não tenham graduação nas áreas supracitadas, mas que atuem diretamente em atividades relacionadas à manutenção de equipamentos e à redução de desgaste e atrito da Vale

Ouro Preto – MG.

Imagem digital de um maquinário com componentes descendo em uma espécie de esteira rolante. Há um desenho com destaque ao impacto que esses componentes sofrem e, abaixo, um destaque para a abrasão por deslizamento. Ao lado, há duas imagens em preto e branco de uma superfície de desgaste de ferro fundido branco.

Foto: Acervo Institucional

Foto de um robô em cima de uma mesa. Atrás, há uma lousa branca com vários escritos.

Foto: Acervo Institucional

Especialização em Automação para Processos de Mineração

Após fazer este curso, o profissional especialista em automação de processos da cadeia de mineração terá uma formação de nível de pós-graduação Lato Sensu. A especialização confere capacidade crítica para a tomada de decisões importantes na aplicação industrial na área de automação para processos de mineração. O curso será ministrado com foco no aprofundamento de conhecimentos voltados à automação, buscando abrangência e aplicações em processos de mineração. Assim, o profissional terá uma forte base em automação e em seus subtópicos, como controle, instrumentação e robótica, bem como uma visão abrangente de processos de mineração.

Duração do curso: 22 meses | Carga horária: 420h  

Engenheiros, analistas e gestores de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) e de PCP (Planejamento e Controle de Produção), além de supervisores com graduação nas áreas supracitadas que possuem atuação na operação da Vale

Ouro Preto – MG

Especialização em Sistemas Inteligentes: Ênfase em Ciência de Dados

Os profissionais especialistas nesta área terão formação de nível de pós-graduação Lato Sensu, com capacidade crítica para decisões importantes da aplicação industrial na área de conhecimento de ciência de dados para processos de mineração. O curso oferece uma forte base em sistemas inteligentes com foco em ciência de dados e em seus subtópicos, como aquisição, transformação, modelagem, análise avançada e visualização de dados. Além disso, o profissional terá uma visão abrangente das metodologias, técnicas e ferramentas de transformação de dados em informações que agregam valor aos processos da indústria de mineração.

Duração do curso: 24 meses | Carga horária: 385h  

Graduados em áreas de Engenharia e de Ciências Exatas e da Terra.  Também são público-alvo analistas de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) e de PCP (Planejamento e Controle de Produção), além de supervisores com graduação nas áreas supracitadas da Vale

Ouro Preto – MG

Mulher com óculos de realidade virtual gesticulando com as mãos. Na frente dela, há quatro televisores ligados com conteúdos diferentes

Foto: Crisley Pacheco

Robô móvel em uma cavidade.

Foto: Acervo Institucional

Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (PROFICAM), coordenado em associação no âmbito do convênio firmado entre a Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Tecnológico Vale – UFOP/ITV, visa atender à demanda da empresa do setor mineral e fomentar a sinergia entre o estudo investigativo, o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a produção e a indústria. O PROFICAM é um curso presencial de caráter multidisciplinar e interdisciplinar que conduz o aluno ao título de Mestre em Engenharia de Controle e Automação e objetiva à formação inovadora no que tange às abordagens científicas e tecnológicas sobre as linhas de pesquisa adotadas. Tal formação proporciona ao aluno uma visão ampla sobre o tema, permitindo-lhe ser capaz de conhecer e desenvolver técnicas de pesquisa e modelagem de sistemas de automação; modelar e realizar pesquisa experimental em processos, sistemas de instrumentação, controle e automação; conhecer as metodologias para simulação de sistemas de processamento mineral; e instrumentar e automatizar processos de mineração.

Duração do curso: 24 meses | Carga horária: 360h 

Profissionais interessados em adquirir uma visão interdisciplinar sobre instrumentação, controle e automação de processos de mineração

Ouro Preto – MG

Residência de Pesquisa

A Residência de Pesquisa nas unidades do ITV em Ouro Preto (MG) ou Santa Luzia (MG) tem como principal objetivo despertar soluções nos temas de pesquisa de interesse da Vale e/ou fomentar novas oportunidades de pesquisa de potencial interesse. Além disso, busca-se capacitar colaboradores da Vale na obtenção de conhecimentos e metodologias, deixando-os mais próximos do ambiente de pesquisa do ITV.

Duração da Residência: 6 a 12 meses. 

Profissionais com pós-doutorado e outros níveis de formação

Ouro Preto – MG

Mulher com cabelos longos presos, jaleco e máscara de cor azul operando um maquinário em um laboratório.

Foto: Acervo institucional