No último dia 6 de fevereiro, o Instituto Tecnológico Vale promoveu um evento Ciência em comunidade: Abelhas nativas e os Sistemas Agroflorestais, no BioParque Vale Amazônia, localizado em Parauapebas, no estado do Pará. O evento reuniu uma diversidade de participantes, desde agricultores locais até renomados pesquisadores, além de contar com a presença de parceiros da Vale. Uma das iniciativas de foi a distribuição de 30 caixas de abelhas para apicultores da região, visando fortalecer e incentivar a prática da apicultura sustentável, além do lançamento da Cartilha “Mel no SAF: Manejo de Abelhas Nativas em Sistemas Agroflorestais”.

A Cartilha “Mel no SAF” não apenas oferece orientações práticas sobre o manejo de abelhas nativas em sistemas agroflorestais, mas também se destaca por sua acessibilidade, incluindo recursos como audiodescrição para pessoas com deficiência visual, um livro de colorir para as crianças e lápis de cor, promovendo assim a participação e integração de toda a família na atividade de criação de abelhas.

O Agricultor, Ernani Martins, consultor agrícola, que estava no evento, destaca a importância da cartilha ao unir a os Sistemas Agroflorestais (SAF) e das abelhas.

“Esse material é muito importante porque ajuda o agricultor como esse SAF é elaborado. Isso tudo em um material lúdico com auxilio de áudio e imagens”, conta Ernani.