Estudo publicado em capítulo de livro da editora científica “Springer Nature” por pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade de São Paulo (USP).

FOTO: TOMAZ SILVA / AGÊNCIA BRASIL

No dia 29 de março foi publicado o artigo do pesquisador do grupo Tecnologia ambiental do ITV, Pedro Walfir Souza Filho, em parceria com pesquisadores da  Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade de São Paulo (USP), na revista Spring Nature”. O Artigo mostra que áreas de mangue no Sudeste e Sul estão mais vulneráveis às consequências das mudanças climáticas em comparação a manguezais de outras regiões do Brasil.

A pesquisa usou características geológicas, geomorfológicas, oceanográficas e climáticas e identificou quatro grandes setores costeiros em quais vegetação de mangue ocorrem no Brasil: Norte, Nordeste, Leste e Sudeste. O trabalho constatou que o nível de vulnerabilidade à subida do mar é maior nos ecossistemas do setor Sudeste.

A Agência Bori, publicou uma reportagem completa do estudo que pode ser conferido aqui.