01/12/2021

O pesquisador Ronnie Alves, do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS), acaba de ser aceito como conselheiro no AI For Good . Trata-se de uma iniciativa global que usa a Inteligência Artificial (IA) para desenvolver e operar pesquisas, projetos e programas que promovam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em outras palavras, uma iniciativa que usa a IA para o bem. O diferencial do AI4Good é buscar uma visão mais humanista da IA.

Como pesquisador titular e líder da área de Computação Aplicada, Ronnie Alves está entusiasmado por fazer parte da equipe de especialistas em IA no Al For Good: “Eles usam a Inteligência Artificial numa perspectiva socioambiental”, afirma.  

Um bom exemplo é o Open Data Catalog (Catálogo de Dados Abertos), um dos programas da plataforma AI For Good. Ele tem o objetivo de coletar dados relevantes para a sociedade em geral. E o ITV DS pode contribuir bastante nessa área, como explica Ronnie Alves:

“A Inteligência Artificial aprende por treinamento,  e o jeito de conseguir aprender é através dos dados. Vou dar um exemplo com um estudo feito pelo ITV DS sobre os polinizadores: todas as informações sobre a abelha podem fazer parte desse Catálogo de Dados Abertos. Em contrapartida, dados produzidos pelo AI For Good também poderão ser utilizados por nós”, explica Ronnie Alves.

É uma forma de democratizar o acesso aos dados, torná-los disponíveis e de forma padronizada. É dessa forma que trabalham os cientistas de dados, explica Ronnie Alves.

 Outro projeto do ITV DS que pode ser oferecido como Catálogo na iniciativa do AI For Good é o da Bacia do Rio Itacaiúnas. Alguns pontos da área estudada pelos pesquisadores são de difícil acesso, e há uma tentativa de cruzar os dados, com a Inteligência Artificial, para resgatar os parâmetros sem que seja preciso um cientista ir ao local. Para isso, estão sendo utilizados os dados que já foram coletados nos últimos dez anos, além das imagens de satélite.

“Fusionando essas informações e passando para o algoritmo de IA, vamos conseguir saber a saúde das águas daquela Bacia. E essa metodologia poderá ser aplicada, ajustada, em qualquer rio do mundo porque estará no Open Data Catalog”, explicou Ronnie Alves.

Fundada em 2015 por uma equipe de pesquisadores em aprendizado de máquina e ciências sociais nos EUA e na Europa, a AI for Good está sediada em Berkeley, Califórnia, com uma rede internacional de membros da equipe principal, parceiros e voluntários apoiando a iniciativa.