16/01/2023

O Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS) foi criado em 2009 e tem se consolidado como uma das instituições de pesquisa em desenvolvimento sustentável mais importantes da região Norte do país e mantém um curso de mestrado profissional recomendado pela CAPES e desenvolve pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Serviços de Ecossistema; Genômica Ambiental; Tecnologia Ambiental; Geologia Ambiental e Recursos Hídricos; Socioeconomia e Sustentabilidade; e Computação Aplicada.

O ITV valoriza a diversidade e está comprometido com a criação de um ambiente acolhedor e de diálogo no qual todos se sintam incluídos independentemente da sua orientação sexual, suas diferenças culturais ou ideológicas, de opiniões, deficiências, gênero, cor, etnia, origem, convicções políticas, crenças religiosas, geração, estado civil.

Especialidade: Dispersão e chuva de sementes

Localidade: Belém/PA

Carga horária semanal: 40 horas

Modalidade de bolsa: TT-IV

Valor da bolsa: R$ 3.570,80

Duração da bolsa: 12 meses com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses

Período de inscrição: 16/01/2023 – 10/02/2023

Pré-requisitos obrigatórios:

  • Profissional com nível superior em Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Florestal ou áreas afins.

Pré-requisitos desejáveis:

  • Experiência em trabalho de campo com ecologia vegetal
  • Experiência em estudos de dispersão e/ou chuva de sementes
  • O candidato deve ser excepcionalmente motivado, capaz de trabalhar de forma independente, mas com grande capacidade de trabalhar em equipe.

Atividades e responsabilidades:

O candidato selecionado irá compor a equipe multidisciplinar do projeto intitulado “Plantas raras, endêmicas e ameaçadas da FLONA de Carajás: estudos ecológicos e evolutivos aplicados a conservação”, e desenvolverá as seguintes atividades:

  • Atividades de campo para instalar parcelas e coletar dados de chuva de sementes de espécies de plantas das cangas de Carajás.
  • Experimentos de dispersão de sementes em campo e em laboratório

Documentos obrigatórios:

  • Carta de motivação
  • Currículo lattes atualizado

Os interessados devem enviar a documentação solicitada ao e-mail: carolina.carvalho2@itv.org com o título “Bolsa TT-IV – Dispersão e chuva de sementes”