15/03/2023

CRÉDITO: FOTO ADOBE STOCK

O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização privada, sem fins lucrativos, voltada à divulgação científica no Brasil. 

Na edição de janeiro/fevereiro, da revista Ciência Hoje, os pesquisadores do ITV, Tayná Diniz Frederico e José Augusto Pires Bitencourt, do grupo de pesquisa Genômica ambiental, publicaram o artigo “BACTÉRIAS: alternativa sustentável para o tratamento de rejeitos da mineração”.

O texto dos pesquisadores aborda o uso de bactérias no tratamento dos rejeitos decorrente das atividades de mineração. Eles mostram que ao contrário do senso comum – onde as bactérias são comumente associadas a doenças – as chamadas s SRBs (sigla, em inglês, para bactérias redutoras de sulfato), contribuem para o tratamento de águas ácidas, que são os rejeitos do processo de mineração.

A abordagem é centrada na sustentabilidade do uso dessas bactérias, já que ao usá-las  há uma eliminação da necessidade de agentes químicos no tratamento dos rejeitos, sem contar com a recuperação de metais de alto valor econômico, como o cobre e o níquel, durante o processo.

Clique aqui par ler o artigo completo.