16/10/2018

O livro ‘Paisagens e Plantas de Carajás’, lançado pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV), no Pará, é um dos 10 finalistas da 60º edição do Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil, que tem como objetivo incentivar a leitura entre a população. A publicação concorre na categoria Ensaios em Ciências. O anúncio dos que concorrem ao prêmio foi feito na última terça-feira (9/10).

A publicação é uma estratégia institucional do ITV e da Vale em tornar a pesquisa cientifica acessível para diversos públicos. O conteúdo que integra a obra é parte de resultados da pesquisa realizada pelo instituto e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na Floresta Nacional de Carajás (Flona), no sudeste do Pará, que abriga uma das maiores províncias minerais do mundo, com vegetação peculiar conhecida como canga ou campo ferruginoso.

Dividido em capítulos, com tradução para o Inglês, o livro mostra a formação geológica do relevo de Carajás, a formação das paisagens atuais e se dedica às plantas que lá ocorrem, passando pelas interações com os animais que ali vivem, especialmente os que polinizam as flores e os que dispersam as sementes, além de situar a importância ecológica das cavernas preservadas que existem na região. A obra, embora traga o rigor da pesquisa científica, aborda o tema de forma mais leve, como explica a pesquisadora Vera Fonseca, coordenadora da área de Biodiversidade e Serviços do ITV: “em todos os capítulos, fazemos a ponte entre o conhecimento da academia e o interesse geral sobre o tema, mas sem dúvida, as ilustrações e fotografias ajudam a tornar mais próximo este conhecimento do grande público”, observa.

A publicação foi organizada pela pesquisadora botânica Daniela Zappi, do ITV, com textos escritos por ela, juntamente com os pesquisadores Pedro Walfir Martins Sousa, Clovis Maurity, Ana Maria Giulietti, Vera Fonseca, Guilherme Oliveira, Rodolfo Jaffe (que integram o Programa de Botânica do ITV), Pedro Viana e Nara Mota, ambos do MPEG.

Os vencedores do Prêmio Jabuti serão anunciados no dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.