09/03/2018

Com a finalidade de capacitar os profissionais da Vale para o beneficiamento e manuseio de minério, o Instituto Tecnológico Vale iniciará no dia 12 de março a sua primeira turma do curso de Especialização em Beneficiamento Mineral, composta por 26 alunos que são exclusivamente empregados Vale. As aulas serão ministradas em Parauapebas, Pará, em módulos de uma semana, com periodicidade mensal. O curso terá duração de 21 meses e carga horária de 400 horas, com previsão de conclusão em novembro de 2019.

Os alunos inscritos são engenheiros, analistas e gestores que atuam na operação de minas. A intenção é melhorar ainda mais a forma de beneficiamento mineral na Vale, contribuindo para o aproveitamento de materiais anteriormente considerados como estéreis e a reciclagem de finos depositados nas barragens de rejeito, tornando a mineração mais eficiente e sustentável.

Nos últimos dois anos, o ITV capacitou mais de 39 profissionais e iniciou pesquisas inovadoras na área de mineração. Outros 81 alunos estão matriculados em cursos do Instituto e deverão concluir seus estudos nos próximos anos.