18/10/2018

A segunda-feira (15) marcou o dia do professor e também a aula inaugural da 3ª Turma do Curso de Especialização em Lavras de Minas a Céu Aberto. A cerimônia, realizada no Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Ouro Preto (MG), contou com a presença do pesquisador titular, Amilton Sinatora, que apresentou aos novos alunos o instituto e toda a estrutura que ele oferece.


Amilton Sinatora, Pesquisador Titular da Linha de Pesquisa de Tribologia.

Também esteve presente o gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Processamento Mineral, Márcio Junges, para ministrar a palestra ‘Os desafios da mineração”, na qual ele incentivou o trabalho em conjunto entre a pesquisa e as operações para que os projetos em andamentos alcancem a inovação.  Ao fim da apresentação, os alunos e gestores puderam trocar ideias e tirar dúvidas sobre o tema.


Márcio Junges fala sobre os Desafios da Mineração.

Em seguida, o Pesquisador e Professor, Gian Garcia apresentou a proposta do curso e relembrou as primeiras turmas. Antes do encerramento, o aluno egresso e supervisor de Sistemas de Mineração, da Mina Alegria, em Mariana, Lucas Silva, participou da cerimônia e transmitiu o significado de ter feito parte dessa trajetória.

A geóloga do Complexo Vargem Grande, Angélica Lisboa, conquistou a sua vaga e está disposta a se dedicar a esta oportunidade que será impar para desenvolver ainda melhor a sua função de supervisora de Planejamento de Lavra de Minas. Ela ficou ainda mais confiante ao conhecer o ITV.


Gian Garcia, Pesquisador da Linha de Pesquisa de Lavra de Minas.

“Não conhecia o Instituto Tecnológico Vale, e acho importante ter este espaço onde o profissional e o técnico se complementam com a formação acadêmica. Senti falta de ter uma experiência, em uma empresa grande como a Vale, durante a minha graduação.”


Angélica Lisboa, Supervisora de Planejamento de Lavras do Complexo Vagem Grande.