18/07/2022

Proveniente de resultados satisfatórios obtidos no Projeto P&D LEWAIS (do inglês – Lightning Early Warning Artificial Intelligence System) foi aprovado um artigo na maior conferência sobre proteção contra descargas atmosféricas, o International Conference on Lightning Protection (ICLP), que ocorrerá na África do Sul em outubro de 2022.  

O artigo intitulado “Lightning Warning Prediction with Multi-source” foi liderado pela equipe envolvida no LEWAIS, que abrange uma parceria entre a Vale, o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e a empresa de inovação tecnológica Fitec. O Projeto desenvolveu um sistema de alerta de descargas atmosféricas, com metodologia inédita e tecnologia automatizada, específica para as minas de S11D (Canaã dos Carajás – PA), Vargem Grande (Nova Lima – MG) e Brucutu (São Gonçalo do Rio Abaixo – MG).

O trabalho aborda os resultados obtidos na primeira fase do projeto, que atingiu o objetivo de reduzir o número de alertas de descargas falsos e falhos, o que impacta diretamente na otimização do tempo de produtividade na mineradora e na proteção de pessoas (trabalhadores) e equipamentos expostos a céu aberto. 

Além deste, outros dois trabalhos com resultados do Projeto foram aceitos e publicados no IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE, que ocorreu no início da segunda semana de julho de 2022 em Santa Maria – RS.  

A extensão dos resultados do LEWAIS será publicada em um artigo científico, em fase de conclusão, que será submetido em periódico internacional. Este artigo apresenta, além da metodologia do projeto, a interface gráfica gerada, onde é possível identificar o tipo de alerta vigente no mapa de cada uma das minas, a localização do ponto de ocorrências das últimas descargas e um Dashboard com o histórico dos alertas. Os alertas deste sistema são enviados por mensagens via SMS, e-mail e aplicativo Telegram para usuários cadastrados.  

Como trabalhos futuros, pretende-se realizar o aperfeiçoamento do LEWAIS, por meio da integração de técnicas que auxiliem ainda mais na redução de falhas e falsos alertas. Pelo método objetivo de emissão de alertas de descargas atmosféricas, é possível que este sistema seja aplicado à diferentes áreas de interesse da Vale. Assim, fases posteriores visam realizar desenvolvimentos para áreas específicas da mineradora. 

Equipe do ITV-DS que atuaram na coordenação técnico-científica do Projeto LEWAIS: Douglas Silva Ferreira (pesquisador) e Ana Paula Paes dos Santos (pesquisadora bolsista). 

Redação: Ana Paula Paes dos Santos (pesquisadora bolsista do ITV DS). Contato: ana.santos@pq.itv.org