14/02/22
Uma iniciativa ITV, Licks e UFRJ

Quem deve participar: Alunos de graduação ou pós-graduação, empreendedores, inovadores ou curiosos, que querem que sua pesquisa vá além da publicação de um artigo, que tenham interesse em inovação e/ou queiram trocar ideias e experiências que fomentem a criação de novos negócios na Amazônia.

Sobre o seminário: Buscamos reunir um grupo de profissionais com experiências e talentos complementares para a realização deste seminário nos dias 14 e 15 de março de 2022.  Durante dois dias, organizamos um programa que mistura palestras e troca de ideias em Belém do Pará. Fizemos questão que o evento fosse presencial, não somente porque a conversa será mais rica, mas a intenção é abrir um espaço para troca de experiências e iniciar uma parceria de longo prazo com os atores e instituições locais para a criação de novos negócios. 

O evento será realizado no auditório do Instituto Tecnológico da Vale (ITV) em Belém. Os integrantes do Licks Advogados falarão sobre a indústria da biotecnologia, propriedade intelectual, regulação e contratos. A UFRJ, estará presente com a Equipe Garagem, responsável pelos programas de pré-incubação e aceleração dos novos negócios a partir das pesquisas da UFRJ e professores com experiência em bioeconomia e na fundação de empresas. O Sebrae Nacional e Sebrae RJ também participarão do evento, trazendo sua visão sobre internacionalização de startups e o programa Inova-Amazônia. 

Clique aqui para inscrever-se até o dia 7 de março. Note que, o número de inscritos será restrito a 39 participantes, uma exigência para segurança em tempos de Covid.

Palestrantes

Guilherme Oliveira

LinkedIn

Lattes

Diretor Científico do ITV e professor e pesquisador de genômica e bioinformática na pós-graduação da UFMG e genética da UFPA.

Ana Célia Castro

Lattes

Responsável pela inauguração do Instituto do Futuro da UFRJ. Professora Titular e diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Atua principalmente nos campos temáticos: políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas; competitividade; sistema agroindustrial. 

Carlos Eduardo Young

Lattes

Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Professor Colaborador dos Programas de Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Mato Grosso (PPGCA-UNEMAT e Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA-UFAM). Atua principalmente nos seguintes temas: política ambiental, valoração de serviços ecossistêmicos, determinantes do desmatamento, economia e política das unidades de conservação, pagamento por serviços ambientais, aspectos econômicos relacionados a mudanças climáticas e poluição, macroeconomia do meio ambiente e contabilidade verde. É coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GEMA – IE/UFRJ).

Denise Golgher

Linkedin

Trabalha há 20 anos na interseção ciência: negócios, especificamente, em empreeendedorismo e inovação em saúde humana. É consultora responsável pela formatação do Instituto do Futuro da UFRJ. Desde 2015 faz parte do corpo técnico do Licks Attorneys.

Édison Renato Pereira da Silva

LinkedIn

Co-fundador da Equipe Garagem. Professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha no tema Empreendedorismo em Startups, mais especificamente: (1) Corporate-Startup Engagement; (2) Métodos de pesquisa sistemática de product-market fit e problem-solution fit; (3) processo de crescimento de scale-ups: growth hacking, receita previsível, lean analytics e abordagens semelhantes.

André Luís da Fonseca

LinkedIn

Co-fundador da Equipe Garagem. Empreendedor serial da área de tecnologia (TI). Fundou ou foi sócio de várias startups que receberam investimento de capital de risco de fundos como GP Investimentos, Banco Pactual, Intel Capital, IdeiasNet e Telefonica Ventures, entre outros. Foi selecionado Empreendedor Endeavor em 2000 (primeira turma do Brasil) e escolhido Empreendedor Endeavor do Ano em 2003.

Daniela Uziel

LinkedIn

Co-fundadora da Equipe Garagem. Professora Associada da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Coordenadora de Inovação do Centro de Ciências da Saúde, membro do Comitê de Inovação da UFRJ e Coordenadora do Programa de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID) da Pro reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ. Vencedora do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora, Etapas Estadual (RJ) e Sudeste, categoria Ensino Superior, 2019.

Viviane Kunisawa 

LinkedIn

Sócia do escritório Licks Advogados, responsável pela equipe de Direito Regulatório para Agronegócio e Life Sciences. Foi gerente jurídica de empresa multinacional do setor de agronegócios onde gerenciou estratégias de propriedade intelectual e forneceu suporte jurídico aos departamentos de assuntos regulatórios e governamentais na aprovação de produtos perante o governo brasileiro. Foi coordenadora por seis anos da Comissão de Estudos de Bioctecnologia da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.

Ricardo Campello

LinkedIn

Advogado e sócio do escritório Licks Attorneys, um dos mais importantes no país em propriedade intelectual e litígio nas áreas de biotecnologia e farmacêutica. Tem grande experiência no estabelecimento de parcerias e contratos entre instituições públicas (Universidades e Instituições de Pesquisa nacionais) e privadas (empresas no Brasil e exterior). É especialista em questões sanitárias e regulatórias e trabalha com diversas empresas de biotecnologia, farmacêuticas, de equipamentos médicos e indústria cosmética.

Miriam Ferraz

LinkedIn

Trabalha no Sebrae-RJ, responsável pelo programa ProInterBio. Profissional com 26 anos de experiência em comércio internacional gerenciando projetos de internacionalização e intercâmbio comercial e tecnológico entre empresas da América Latina, Europa, África, Ásia e América do Norte para diversos setores.

Daniel Barreto

LinkedIn

Professor da UFRJ e fundador da empresa Assessa, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento e produção de ingredientes derivados da biodiversidade brasileira e de outras fontes botânicas sustentáveis, mantendo elevados padrões de qualidade.

Cronograma

Conteúdo das palestras

Denise Golgher
  • Introdução sobre o que é a indústria de Biotecnologia, incluindo sua criação e crescimento nos EUA e fatores que contribuem para que o país seja o líder no setor. A ênfase será em descoberta e desenvolvimento de novas drogas, utilizando-se exemplos específicos das vacinas Covid 19 para falar sobre inovação. Panorama mundial da indústria, como as tecnologias criadas contribuem para a melhora na saúde, mas também para a criação de novos negócios e economia de um país.

Equipe Garagem

Dia 1

  • Como ser um cientista empreendedor? Discussão de estereotipos, como desenvolver ideias voltadas para inovacao e nao para publicacao, desafios e problemas.
  • Minha pesquisa pode ser um negócio? Minha startup é viável? Tipos de startups, construcao da ideia e do negocio, fundadores, armadilhas no caminho.

Dia 2

  • Como conseguir financiamento? O que vem após o fomento não-reembolsável, como lidar com investidores, fases de investimento.

Licks Advogados

  • Propriedade Intelectual- A apresentação trará conceitos gerais de propriedade intelectual a fim de trazer conscientização sobre a importância destes ativos intangíveis para o negócio de uma empresa, incluindo a importância de marcas e patentes de invenção para o pequeno empreendedor.
  • Bionegócios (litígios e contratos)- Alguns entraves para a atividade empreendedora podem ser de natureza jurídica e entender a importância dos contratos realizados desde o início do desenvolvimento do negócio pode ser crucial para o seu sucesso. A judicialização de algumas questões também poderá trazer impactos e levar à necessidade de contingenciar parte do orçamento. A palestra trará alguns pontos de atenção ao empreendedor que está desenvolvendo o seu plano de negócio.
  • Vigilância sanitaria e regulação- O seminário será dedicado a demonstrar que existem diversas exigências regulatórias que deverão ser necessariamente estudadas e observadas para que o negócio se desenvolva. Para tanto, será feito um panorama geral com as diferentes categorias em que podem se enquadrar os produtos desenvolvidos, bem como serão apresentados exemplos concretos do que essa regulação permite e proíbe a fim de se alertar a importância de alguns aspectos jurídico-legais para o desenvolvimento do novo negócio.

Para mais informações, clique aqui.