
Na manhã do dia 14 de agosto, o Auditório do Instituto Tecnológico Vale Mineração (ITV MI), em Ouro Preto (MG), foi palco da cerimônia de lançamento do Programa de Desenvolvimento de Mulheres, uma iniciativa que é fruto de uma parceria entre a Vale S.A., representada pelo Instituto Tecnológico Vale Mineração (ITV MI), a Escola de Minas da UFOP, a Women in Mining Brasil, a Graphos Consultoria e a A3 EM, que promete transformar o cenário da mineração ao incentivar a presença feminina em posições estratégicas e de liderança.
Durante a solenidade, os participantes puderam conhecer os objetivos e a estrutura do programa, apresentado por Patrice Mazzoni, diretora executiva do ITV e pela vice-diretora da Escola de Minas, professora Irce Guimarães. O projeto tem como foco o desenvolvimento de futuras líderes, promovendo o protagonismo feminino na ciência e contribuindo para a formação de talentos na área da mineração. O lançamento marcou o início de uma jornada que busca ampliar oportunidades para mulheres em um setor historicamente masculino.
A cerimônia teve sua abertura com as palavras de Catia Porto, vice-presidente Executivo de Pessoas e Rafael Bittar, vice-presidente Executivo Técnico. A solenidade foi enriquecida pela presença de representantes das instituições envolvidas, como Kátia Raphael, diretora da Graphos e por apresentações onde foram compartilhadas visões, experiências e o compromisso conjunto com a promoção da equidade de gênero, não apenas no setor no setor mineral, mas em espaços diversos da sociedade, reafirmando o direito de toda mulher de estar onde ela quiser estar. Com o tema “De onde viemos e onde estamos” foram realizadas as apresentações institucionais, representando o Instituto Tecnológico Vale, Veridiana Frota, analista de Gestão de Projetos de P&D, Cláudia Diniz, diretora financeira da Women in Mining Brasil, diretor da Escola de Minas, professor José Alberto Cocota e Roberta Froes, vice-reitora UFOP.
Também compartilharam suas visões sobre o importante papel social do programa: Edson Ribeiro, diretor Exploração e Processamento Mineral; Marcelo Klein, diretor de Gestão de Territórios; Daniel Daher, diretor de Operações de Mariana; Juliana Freitas, diretora de Operações Fábrica/Paraopeba; Ana Brant, gerente-geral de Suporte e Serviço Exploração e Keila Gonçalves, gerente de Desenvolvimento de Processos (Diretoria de Exploração e Processamento Mineral). O encerramento da cerimônia foi conduzido pelo diretor científico do Instituto Tecnológico Vale, Amilton Sinatora.
Para se inscrever no Programa de Desenvolvimento de Mulheres, acesse aqui a página do processo seletivo.











