
A Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), promoveram no dia 6 de novembro de 2024, em Brasília, a 6ª edição do Prêmio CAPES-Elsevier. O prêmio reconheceu 15 cientistas brasileiras cujos trabalhos se destacam no acervo científico disponibilizado pelo Portal CAPES, reforçando o compromisso com a equidade de gênero na pesquisa.
Entre as premiadas, está a pesquisadora Josiane Monteiro, doutora em Biologia de Fungos, bolsista de Pós-Doutorado no Projeto RAD 4.0 do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS), realizando análise funcional e ecológica dos táxons identificados através de Metabarcoding e comparação dos dados fúngicos das cangas e ferricretes para definir as similaridades e particularidades desses ambientes. Nos últimos cinco anos, Josiane Monteiro teve suas pesquisas reconhecidas por mais de 1.300 citações em 48 publicações científicas na plataforma Scopus.
O reconhecimento da trajetória da pesquisadora bolsista reforça o compromisso do ITV DS, em capacitar pessoas da região Amazônica para o enfrentamento de desafios reais da sociedade e do meio ambiente, através da Teoria de Mudança ITV DS 2030 — um conjunto de diretrizes estratégicas que busca impulsionar a Ciência como serviço do desenvolvimento territorial sustentável e reveladora do potencial dos recursos naturais da Amazônia —.
Confira o documento da Teoria da Mudança do ITV DS: https://repositorio.itv.org/handle/123456789/1890
Fontes:
ELSEVIER. Capes-Elsevier Awards 2024. Disponível em: CAPES-Elsevier Awards 2024 Acesso em: 20 fev. 2025.
JURUÁ 24 HORAS. Jovem pesquisadora da Amazônia recebe prêmio que reconhece contribuição de mulheres na ciência brasileira. Disponível em: Jovem pesquisadora da Amazônia recebe prêmio que reconhece contribuição de mulheres na ciência brasileira – Juruá 24 horas