FOTO: IZAQUE PINHEIRO / EMBRAPA IMAGENS

Saiu no site da Agência Bori, uma notícia sobre a publicação do artigo “Valuation of agricultural production and pollination services in palm trees (Arecaceae) in the Amazon forest“, na revista  Arthropod-Plant Interactions. O artigo publicado pelos pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV) em parceria com pesquisadores Universidade Federal do Pará (UFPA), mostra que ao contrário do que se acreditava a polinização de palmeiras, como a do Açaí, era feita pelo vento, também conta com o trabalho das abelhas e besouros neste serviço.

O estudo ainda mostra serviço feito por polinizadores na produção dos frutos das palmeiras da região amazônica chega a R$ 706 milhões por ano – conforme valores corrigidos para o ano corrente.

açaí se destaca como cultura que depende de polinizadores para produção de frutos. Segundo as análises, 92% do valor monetário do serviço de polinização deriva desta produção agrícola, que tem predominância no estado do Pará.

A estimativa do valor da polinização foi feita por meio de análise de dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise apontou que o valor de produção de treze espécies de palmeiras da Amazônia Legal é equivalente a R$1,17 bilhões por ano. Cerca de 85% desse valor equivale à produção de açaí.

Para conferir a reportagem acesse o link Agência Bori, clique aqui.

Para conferir o artigo científico na revista Arthropod-Plant Interactions, clique aqui.