Foto: Banco ITV DS

Um estudo de pesquisadores do ITV DS foi divulgado em artigo da revista “Functional Ecology”, este mês. A pesquisa relaciona características como as árvores com maior risco de extinção estão associadas com alta diversidade de abelhas, considerando fatores como: o tamanho desses insetos, o tipo de ninho formado e a sociabilidade entre indivíduos da mesma espécie  

O estudo ocorreu entre os anos de 2021 e 2022 e investigou como certas características das árvores como: tamanho, grossura e risco de extinção, se relacionam com a riqueza funcional das abelhas nesses ambientes, em quase 2300 árvores na Floresta Nacional de Carajás (PA).  

Dentre os dados, 98 espécies de abelhas e 359 espécies de árvores foram capturadas em 6 trechos da floresta.  

“Além dos recursos florais, as árvores em risco de extinção podem fornecer locais apropriados para nidificação e produção de óleos florais, que também são fonte de alimento para esses insetos”, complementa Adrian González, Pesquisador Bolsista do ITV DS e principal autor do estudo desenvolvido no projeto “Capital Natural”.  

As conclusões obtidas na pesquisa podem ajudar a reforçar e integrar políticas existentes visando promover uma conservação mais assertiva da vegetação e das abelhas amazônicas. Vale ressaltar que a manutenção dessas redes de interação é importante para a conservação da fauna e flora, além de mitigar os impactos das mudanças climáticas.   

Para conferir a reportagem completa, clique aqui

Para conferir o artigo cientifico, clique aqui