Navio Liwa Max, um Valemax com 400k toneladas de porte bruto, recebeu tinta anti-incrustante de silicone em janeiro de 2023 na cidade de Duqm, Omã (foto 1). 

A seleção do plano de pintura do navio foi resultado de três anos de pesquisa do Instituto Tecnológico Vale (ITV) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A aplicação da tinta foi acompanhada pela pesquisadora do ITV, Mariana Lopes Pinto, para assegurar a qualidade e cumprimento dos padrões corretos de aplicação da tinta. (foto 2). 

Os resultados alcançados em 18 meses de operação são significativos. Através de ferramentas de data analytics desenvolvidas pela Vale/ITV, a redução de CO2 foi de 6700 toneladas, valores também confirmados pelo fornecedor de tinta. Ademais, a perda de velocidade foi mínima nesse período apesar das longas estadias nos portos do Brasil.  

O navio com tinta de alta performance é um dos projetos do programa Ecoshipping, que visa fomentar as tecnologias de redução de GHG no transporte marítimo e colaborar com as metas de descarbonização da Vale.

Para mais informações: https://www.hempel.com/inspiration/case-stories/liwa-max