08/08/22

Desde 2013, o Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS) mantém o Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais. O objetivo é formar profissionais que entendam o conflito entre o uso e a transformação de recursos naturais para obter bem-estar e o esgotamento de tais recursos para tornar esse processo sustentável. O processo seletivo é anual e o aluno tem 24 meses para defender a dissertação. As inscrições para o ano de 2023 vão se encerrar no dia 15 de setembro.

O curso é gratuito e oferece dez bolsas por ano. As turmas têm cerca de 25 a 30 alunos e o pré-requisito para se inscrever, além da apresentação de documentos básicos, é mostrar um plano de trabalho e fazer uma prova de inglês. Markus Gastauer, atual coordenador do Mestrado do ITV DS, disse que a avaliação dos projetos é feita tendo em vista

“a aplicabilidade e o desenvolvimento de produtos, técnicas, metodologias, análises, monitoramento, que verificam ou melhorem o desenvolvimento sustentável”.

“Nós somos um mestrado profissional. Nosso diploma serve tanto para seguir uma carreira acadêmica quanto para trabalhar numa empresa. Nosso foco é no produto aplicado.  Preferimos, por exemplo, um monitoramento para determinar a qualidade de água num determinado local, ou para salvar uma espécie ameaçada”, disse Gastauer.

Até o início da pandemia, o corpo docente do curso dava aulas presenciais, em Belém, desde o período da pandemia o curso vem se adaptando as aulas remotas e até o momento tem-se a previsão que continue na mesma modalidade.

“Agora as aulas são remotas. Qualquer pessoa pode se candidatar, levando em conta que nosso foco é o desenvolvimento sustentável. Nosso curso tem ainda, no corpo de alunos, uma porcentagem para funcionários da Vale e de colegiadas, e essas pessoas precisam ter a anuência de seus supervisores. Outros dois terços são para o público em geral, que chamamos de demanda social. Dentro dessa demanda social, desde 2019 temos um programa que chamamos de ‘Residentes do Pará’, para os quais solicitamos um atestado de residência”, completou o coordenador.

O curso de Mestrado sobre Uso Sustentável de Recursos Naturais do ITV DS tem a ver com o compromisso com a geração de ciência, tecnologia e inovação.

Para mais informações consulte os links:

Edital PS2023 – ITV DS
Inscrições no sigaa