A apostila “Mel no SAF: Manejo de abelhas nativas em Sistemas Agroflorestais (SAFs)”, elaborada pelo ITV, trata da transição entre agricultura e pecuária convencional para Sistemas Agroflorestais, tendo a Meliponicultura como atividade de apoio dentro dos SAFs. O material, que foi feito no formato físico e digital, traz informações técnicas sobre a implantação e o manejo de SAFs e da Meliponicultura como alternativa de renda para população rural, além de listar iniciativas de ajuda especializada.

As ilustrações da apostila, além de técnicas, foram pensadas através de um olhar artístico ligado ao cotidiano dos agricultores familiares permitindo uma ligação afetiva mais profunda com o imaginário do campo. Com o objetivo de democratizar a informação e burlar qualquer impeditivo de leitura, a apostila física conta com um dispositivo sonoro com a gravação de leitura do material. Além disso, o formato da apostila é interativo e foi inspirado em calendários, um ícone comumente presente em várias casas e que remete uma memória imagética de familiaridade. 

A versão física do material foi entregue aos agricultores e parceiros no evento Ciência em comunidade: Abelhas nativas e os Sistemas Agroflorestais, junto com um caderno de colorir e caixinhas de lápis de cor para engajar toda a família no tema. Já na versão digital, que você pode baixar gratuitamente no link ao final da matéria, os usuários também podem escutar o texto clicando nos ícones em cada página ou escaneando o QRcode dentro do arquivo que leva à playlist de leitura.

Além de acessibilidade, o ITV se preocupa também com as grandes crises atuais, como as mudanças climáticas e as mudanças no uso da terra. Nós temos percebido que para uma mudança real e bem sucedida no mundo é necessária a participação de todos. O Instituto Tecnológico da Vale está engajado com modos de produção de alimentos mais sustentáveis, mas para tanto é necessária a participação de todos, principalmente os pequenos produtores.

Os SAFs aumentam a diversidade de plantas, protegem os solos e captam mais carbono que os cultivos convencionais, além de gerar renda e garantir a segurança alimentar das famílias dos agricultores. Associada à meliponicultura, os agricultores familiares podem contar com mais uma fonte de alimento e renda no campo. O Instituto Tecnológico da Vale desenvolve projetos para fortalecer uma economia local mais sustentável e compartilha seu conhecimento com a população através de iniciativas como esta.

Para baixar a versão digital clique aqui.