O evento reuniu pesquisadores, gestores, profissionais liberais, empresários e fornecedores de água.

Entre os dias 19 e 24 de novembro, o ITV esteve no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXV SBRH). O evento que ocorreu em Aracaju (SE), com o tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação contou com apresentação de 9 trabalhos do ITV em posters, mesas redondas e cursos.

Com inciativa do Governo de Sergipe e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) a proposta do Simpósio foi abordar desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.

Estiveram presentes, representando o ITV, os pesquisadores Paulo Pontes e Rosane Cavalcante, e os pesquisadores bolsistas Edivaldo Serrão, Paulo Zanin e Danieli Ferreira. O pesquisador do ITV Paulo Pontes, destaca a importância da participação do ITV no evento. Levando em consideração o tema relacionado às pesquisas realizadas no Instituto.

“O SBRH é o maior Simpósio do Brasil na área de recursos hídricos, e sempre traz muitas novidades do que as instituições de pesquisa estão fazendo. Nessa edição buscamos trazer uma característica mais interdisciplinar ao evento, propondo uma mesa redonda sobre Áreas Protegidas e Ecossitemas Aquáticos na Amazônia” conta o pesquisador.

A mesa, mediada pelo pesquisador Paulo Pontes e composta pela também pesquisadora do ITV Rosane Cavalcante (ITV), Ayan Fleischmann (Instituto Mamirauá) e Ana Albernaz (Museu Paraense Emílio Goeldi), abordou temas como os tipos de áreas protegidas, como elas foram delimitadas, quais os desafios para melhor planejá-las buscando a conservação dos ecossistemas aquáticos.

Paulo ainda destaca que “o assunto vem em boa hora, pois esse ano o ITV teve um case aprovado no “Vale & Natureza” intitulado “MapRios: mapeando o uso do solo cumulativo ao longo dos rios do Brasil” que é relacionado a temática de áreas protegidas”.

Os trabalhos apresentados no Simpósio podem ser consultados nos anais do evento, aqui.