O Instituto Tecnológico Vale participou do 51º Congresso Brasileiro de Geologia, que ocorreu do dia 13 ao dia 17 de outubro, em Belo Horizonte/MG.

O ITV foi representado por 7 pesquisadores e 13 pesquisadores bolsistas de diversas áreas, abrangendo campos como geologia, agronomia, engenharia e geografia, que participaram do evento para apresentar os resultados de seus projetos. Ao todo foram apresentados 4 trabalhos orais e 14 painéis, mostrando uma massiva contribuição do instituto.

O Grupo de Geologia Ambiental e Recursos Hídricos e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) organizaram uma sessão temática denominada “Mapeamento Geoquímico Multipropósitos”, mostrando resultados importantes dos projetos Background I e II da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas (2017 até hoje) e Background do Quadrilátero Ferrífero (2022 até hoje).

Além da divulgação científica, o evento foi importante também para fortalecer as colaborações com o Serviço Geológico do Brasil e estreitar as relações com diferentes áreas da Vale (Diretoria de Meio Ambiente do corporativo e Reparação).

Entender a água (qualidade e quantidade), solos e sedimentos, além de outros aspectos físicos, e sua relação com mudanças na paisagem e no clima, é vital para um melhor planejamento das bacias hidrográficas onde atuamos.