O 73º Congresso Brasileiro de Botânica (CNBOT 2023) está em pleno andamento na Universidade Federal do Pará, e o Instituto Tecnológico Vale (ITV) está presente com diversos trabalhos que representam grande parte das pesquisas realizadas no instituto. Organizado pela Sociedade Botânica do Brasil, o congresso oferece uma programação extensa, e os pesquisadores do ITV estão contribuindo em várias frentes.

O ITV está presente com mais de 40 posters, minicursos e palestras. Dentre a programação também teremos o lançamento do livro “Capital Natural das Florestas de Carajás”, organizado pela pesquisadora Tereza Cristina Giannini, integrante do grupo de Biodiversidade e Serviços de Ecossistema do ITV.

 A programação completa do CNBOT 2023 pode ser consultada no site do evento, clicando aqui.

Planta símbolo do evento:

O CNBOT 2023 escolheu o Jambu (Acmella oleracea) como a planta símbolo da edição, destacando sua importância na cultura material e imaterial da região amazônica. Com mais de 2200 espécies distribuídas em 327 gêneros no Brasil, o jambu é uma erva perene de pequeno porte, com flores amarelas agrupadas em capítulos. Sua presença é comum em áreas cultivadas e naturais da América do Sul, incluindo o Brasil, Colômbia, Guiana e Venezuela, desempenhando um papel crucial na culinária do norte do Brasil, notadamente nos famosos pratos do estado do Pará, como o pato no tucupi e o tacacá.