24/09/2020

Os estados do Pará, Amapá e Maranhão concentram 78% dos manguezais existentes no país. Importante ecossistema brasileiro, o mangue é fundamental para a manutenção da vida marinha e abriga uma rica biodiversidade de espécies. O tema foi pauta da webinar “Ambientes Costeiros Preservados e Produtivos: Manguezais”, durante o II Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul (https://forumeconomiaazulbahia.com.br/ ), realizado de 23 a 25 de setembro e que reúne especialistas do mundo inteiro para debater sobre inovação, sustentabilidade e preservação do ambiente marinho na pós-pandemia.

O Instituto Tecnológico Vale participou do debate, apresentando os resultados das pesquisas científicas sobre ‘Os manguezais Brasileiros Vistos do Estado: as mudanças observadas nas últimas três décadas’. As descobertas mostram que o Brasil tem aproximadamente 9.940 km2 de manguezais, área considerada estável nos últimos 30 anos.

Pedro Walfir participou do webniar no II Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul.

“Os resultados de nossas pesquisas contribuem para uma visão geral da dinâmica dos manguezais no Brasil e seus resultados contribuirão para uma gestão pública e privada fundamentada em transparência, dada a natureza científica dos resultados da pesquisa”, ressalta Pedro Walfir, pesquisador do ITV que participou da webinar do Fórum.

Sobre o evento: O Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul tem como objetivo fomentar a troca de experiência entre dirigentes governamentais, empresários e acadêmicos de vários países sobre a economia do mar, com vistas a formar uma rede internacional de pesquisas e estudos sobre os oceanos e ampliar as conexões para a realização de ações de inovação voltadas para a conservação do meio ambiente marinho, o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva de populações.