05/12/2017

O Instituto Tecnológico Vale acaba de formar sua 1ª Turma de Especialistas em Lavra de Minas a Céu Aberto. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, dia 01/12/17, em Ouro Preto, Minas Gerais com as presenças da diretoria do Instituto Tecnológico (ITV), representantes da Vale e, da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto, estudantes e seus familiares. Ao todo, 19 empregados tornaram-se especialistas, preparados para apresentarem as melhores soluções na lavra dos recursos minerais operados pela Vale, além de transferir conhecimentos tecnológicos para lavra sustentável com alta produtividade e custos competitivos.

O curso de pós-graduação Lato Sensu teve cerca de dois anos de duração e carga horária de 420 horas, focado na aplicação prática nas minas da Vale, trazendo importantes contribuições técnicas para as operações da empresa. É isso que atesta Roberto Policarpo Gonçalves Júnior, Gerente de Programação e Planejamento Mina Médio Prazo da Vale, referindo-se aos trabalhos de conclusão de curso dos seus empregados José Mauro e Domingos Sávio Franco:

“Foi com muita alegria e motivação que participei da apresentação de trabalhos de conclusão de curso no ITV. Essa produção foi imprescindível para a retomada da produção no Complexo Mariana. Nós, que estamos na rotina operacional, muitas vezes pensamos que fazermos trabalhos com rigores acadêmicos não agregam muito, mas o que vemos aqui é que vale a pena sim investir no desenvolvimento, seja patrocinado pela empresa ou por nossa conta”.

Um dos formandos Dany Luiz Vieira Policarpo, que atua no Centro de Operações Integradas no Minério de Ferro (COI), recomenda o curso e avalia que o aprendizado adquirido já está sendo aplicado no exercício das suas atividades. “Estou muito realizado com a conclusão do curso que nos trouxe conhecimentos de ponta e uma visão aprofundada sobre o tema”.

Jane Ayres, trabalha na área de Planejamento das Minas de Itabira, única representante do gênero feminino da turma (detentora do 2º lugar de destaque acadêmico), diz que a conclusão do curso foi muito importante para a Vale, já que ele foi totalmente voltado para aplicação nas minas e áreas da empresa. “O início da nossa especialização coincidiu com a queda nos preços das commodities, nos desafiando a produzir trabalhos de aplicação prática e que trouxessem ganhos representativos para a empresa”.

Sandoval Carneiro, Pró-reitor de Ensino do Instituto Tecnológico Vale parabenizou os formandos e destacou a importância dessa parceria que permitiu desenvolver os empregados e ao mesmo tempo, fortalecer a Vale. “Parabenizo todos os envolvidos nesse ciclo virtuoso de aprendizado”.

Novas turmas

Além do curso em Ouro Preto, uma segunda turma está em curso em Carajás, com previsão de formatura em 2018. De acordo com o coordenador, Professor Vidal Torres, novas turmas poderão ser abertas no próximo ano.