07/11/2016

De 18 a 21 de outubro, o World Mining Congress reuniu, no Rio de Janeiro, delegações de 40 países, incluindo Índia, Cazaquistão, China, Canadá, Estados Unidos, Austrália, entre outros, que debateram sobre inovação, sustentabilidade, relação com comunidades, pesquisa e tecnologia.

O Congresso recebeu 1.100 participantes por dia e contou com 850 congressistas e 130 palestrantes.

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) expôs, no estande da Vale, oito projetos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores do instituto nas unidades de Belém (PA) e de Ouro Preto (MG).

“O Instituto Tecnológico Vale (ITV) agrega valor ao nosso negócio. Nos inspiramos em projetos que estão dando resultado ao redor do mundo para inovar a nossa produtividade. Com a ajuda de estudiosos estamos aprimorando cada vez mais a nossa forma de trabalhar”.  – Clovis Torres, Diretor Excutido de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Integridade.

O estande da Vale foi um dos mais visitados da feira com as presenças do diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, de Jennifer Hooper (Diretora de Saúde e Segurança e Sustentabilidade), Clovis Torres (Diretor Executivo de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Integridade), Paulo Henrique Soares (Gerente Executivo de Comunicação), entre outros executivos da Vale.

EspeleoRobô. Foto: Daniel Perpétuo

No dia 18, ocorreu o lançamento do livro “Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios”, resultado de uma parceria entre a Vale, o ITV e a Academia Brasileira de Ciências. O livro traz a visão de 66 especialistas sobre o atual cenário, os gargalos e os desafios inerentes ao setor mineral brasileiro, que contou com a presença de Paulo Pedrosa, Ministro Interino de Minas e Energia.

Luiz Mello, Paulo Pedrosa e autoridades no lançamento do livro “Recursos Minerais do Brasil”.

Como destaque, 15 empregados da Vale tiveram seus trabalhos aprovados. Entre eles representantes da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação e do ITV.

Luiz Mello, Diretor-presidente do ITV mediou painel sobre: “Como desenvolver a abordagem correta para impulsionar a inovação na mineração”.