É com muito orgulho que compartilhamos uma grande conquista: o ITV foi premiado com o 1º lugar no CBMINA 2025 (12º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Minas Subterrânea) organizado por IBRAM, graças ao projeto de pesquisa Tecnologia de Fibra Ótica no Monitoramento Geotécnico de Cavas de Mina em Profundidade. 

O Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea é um dos principais eventos técnicos e científicos da mineração nacional, promovido pelo IBRAM em parceria com universidades como a UFMG e a UFOP. A edição de 2025 foi realizada em Ouro Preto e reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para debater soluções e inovações na área.

O projeto:  tem um nível de maturidade de TRL 5 a 6, e com sistemas com sensores de fibra ótica instalados em 2 poços na parede Leste da mina de Tamanduá e em outros 2 poços na parede Leste da mina N4E em Serra Norte, permite registrar em profundidade de cavas de mina, deslocamentos do maciço rochoso, pressão, nível de água subterrânea e vibração do terreno causados pelos desmonte por exemplo. Este inovador sistema foi desenvolvido pelo ITV, para medir os referidos parâmetros geotécnicos em profundidade de cavas de minas, no caso pilo em poços de até 200 m. 

O sistema, possibilita caracterizar tendências ou comportamento do maciço rochoso profundos, podendo estar relacionados com eventos das atividades operacionais de mina, podendo contribuir fortemente no controle da estabilidade de taludes de mina e consequentemente na segurança, planejamento e decisões geotécnicas.

A iniciativa foi desenvolvida pelos pesquisadores do ITV, Vidal Félix Navarro Torres e Juan Sotomayor, com apoio de Irvyn Laurence Paniz (PJ-ITV) e os colaboradores da Vale: Reuber Cota, Teófilo Costa, Gustavo Vinicius, Victor Timo, Deni Otavio Souza, Ezequiel Freitas, Aristotelina Silva, Angelo Oliveira e Simei Lima.

Por ser uma solução inovadora, ainda está em processo de avaliação e validação, baseado no contínuo registro de dados. Segundo Vidal Torres, “Estimamos que para final de este ano tenhamos robustos resultados que poderá permitir avançar o estudo de pesquisa a um nível piloto operacional, quer dizer, ao nível de TRL 7 e 8”, concluiu.

Essa é uma conquista que reforça o compromisso do ITV com a inovação, geração de conhecimento, a segurança e a excelência técnica na mineração!