O Instituto Tecnológico Vale (ITV), participou do I Workshop sobre Defaunação e suas Consequências para a Biodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos. O Evento ocorreu na Universidade Federal do Oeste do Pará, entre os dias 9 e 11 de setembro.

Reunião para construção de um artigo sobre defaunação

Dentre os pesquisadores do ITV que participaram do workshop, Carol Carvalho e Valéria Tavares ministraram palestras, enquanto Paulo Bobrowiec, Rafael Assis e Rafael de Fraga participaram e mediaram as discussões focadas na construção de um artigo científico que irá abordar o estado da arte, os métodos de estudo de defaunação, e as suas aplicações na ecologia e conservação da biodiversidade.

Defaunação é um processo de redução na diversidade e abundância de animais, consequente da caça excessiva e da perda ou fragmentação de paisagens naturais. É um fenômeno típico do Antropoceno – a era da humanidade que está em curso-, e as áreas da ciência que se dedicam a estudar seus efeitos sobre ecossistemas são relativamente jovens.

Pesquisadores visitando parcela de exclusão na FLONA do Tapajós

Segundo o pesquisador Rafael Fraga, esse é um campo interdisciplinar de pesquisa fundamental para a compreensão dos efeitos detectados em diferentes níveis, como na regeneração natural de ecossistemas por meio da germinação e crescimento de plantas, e a estrutura química e microbiológica do solo.

“é um campo de pesquisa em plena ascensão, e extremamente necessário, considerando que estamos presenciando o sexto evento de extinção em massa, primeiro causado pela humanidade”, nos conta o pesquisador.

O evento contou com financiamento e apoio do ITV, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da UFOPA (PPGBEES), Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).