Entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023, o Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB) – projeto de parceria do ITV e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está realizando seu III Workshop. O evento acontece no Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio), em Iperó, São Paulo.
Essa é uma etapa importante do acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação entre as instituições. O objetivo principal do workshop é capacitar os servidores do ICMBio nas técnicas de DNA ambiental, como Metabarcoding, Barcoding e Metagenômica, em prol da conservação e manejo da Biodiversidade do país. A pesquisadora líder do ITV e coordenadora do eixo de metabarcoding do projeto GBB, Valéria Tavares, nos conta que:
“Nosso Workshop de Capacitação em Metabarcoding, Barcoding e Metagenômica é um marco dentro do plano de trabalho do projeto de Genômica da Biodiversidade Brasileira, eixo Metabarcoding, fruto do acordo de parceria entre ITV e ICMBio”, Valeria ainda destaca que “Tem sido uma imersão extremamente profícua e estamos muito felizes com os avanços em nivelamento de conhecimentos de todos, trocas de experiências entre especialistas, de protocolos, projetos piloto e um foco no horizonte de avanços para o monitoramento da Biodiversidade Brasileira usando dados de DNA ambiental”.
Segundo a analista ambiental coordenadora do projeto no ICMBio, Amely Martins, o workshop é uma oportunidade de capacitar pois o “O curso traz conhecimentos teóricos, incluindo uma visão geral sobre os diferentes usos de dados de DNA ambiental. Esses estudos buscam recuperar e sequenciar o DNA a partir de amostras ambientais, como solo, água e insetos, para identificar as espécies presentes no ambiente de coleta, podendo ser utilizados para vários tipos de estudos para o monitoramento da biodiversidade”.
O evento teve a participação de 53 pesquisadores bolsistas, compostos pela equipe técnica do Instituto Tecnológico Vale, colaboradores da Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Federal de São Carlos, PUC Minas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), da empresa ECOMol, PUC RS e 2 facilitadoras da empresa Olab.