O projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira realizou evento para definição de espécies que serão sequenciadas nos próximos anos.

Foto: acervo ITV

Entre os dias 25 e 28 de setembro, pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Tecnológico Vale (ITV) estiveram reunidos no Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio) em Iperó-SP para discutir as demandas sobre dados genéticos em diversos biomas brasileiros.

O projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB) é uma inciativa das duas instituições que tem como objetivo identificar espécies da biodiversidade brasileira a partir dos DNAs que estão espalhados em diferentes ambientes. Os estudos permitirão a identificação de espécies raras, ainda que essas não sejam visíveis em um determinado local. A meta definida durante o encontro foi que, até 2027, sejam gerados pelo menos 80 genomas de referência, e outros 5000 genomas resequênciados.

Com 22 especialistas do ICMBio, Seis bolsistas de pós-doutorado do ICMBio e oito pesquisadores e bolsistas de pós-doutorado do ITV, essa etapa da pesquisa se dividiu em quatro grupos: genomas de referências, mitogenoma, genômica populacional e metabarcoding. A bolsista de pós-doutorado do projeto Izabela Mendes, explica que o processo de seleção das espécies partiu do levantamento feito pelos bolsistas.  

“Foram disparadas questionários para os 14 centros de pesquisa do ICMBio e foram também realizadas 2 entrevistas em cada centro. Com isso chegamos ao número de 278 pré-projetos que mostraram as demandas de espécies a serem estudadas”, conta Izabela.

Essa proposta inédita no Brasil, colocará o país em destaque entre os países que realizam esse tipo de estudo. Segundo a pesquisadora e gestora do Projeto pelo ICMBio, Amely Martins, o Workshop foi um momento decisivo em que todos os pesquisadores tiveram a oportunidade de se encontrar e compartilhar conhecimentos e os objetivos do projeto.

“O Workshop foi um momento de integração das equipes, nivelamento das informações e alinhamento com relação às perspectivas com relação ao projeto”, contou a pesquisadora.

Durante o workshop, houve uma apresentação detalhada das demandas relacionadas à conservação de espécies que enfrentam algum grau de risco de extinção e que são prioridades para os diversos centros nacionais de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, os participantes realizaram um exercício de priorização, identificando as espécies que requerem ações imediatas de monitoramento e conservação, que serão objeto de estudo no âmbito do GBB. 

Alexandre Aleixo, pesquisador e gestor do Projeto pelo ITV, conta que o esse foi um marco importante para o projeto, pois foi possível compreender as propostas de espécies que serão sequenciadas.

“alinhamento de muito conhecimento e um feedback muito bom com relação a clareza das apresentações que devem ajudar muito na tomada de decisões em relação as espécies críticas para o sequenciamento”, contou o pesquisador. Este evento foi um marco fundamental que irá nortear as atividades do Projeto GBB nos próximos anos. Ele representa um momento singular para a conservação da rica biodiversidade do Brasil, uma vez que uniu as demandas de conservação com a poderosa ferramenta da genética, prometendo avanços significativos na preservação das espécies.