O Instituto Tecnológico Vale (ITV) e o Fundo Vale (FV) lançam a “Cartilha do Agricultor: um guia prático para o produtor rural” que visa impulsionar a Cacauicultura sustentável. Com informações claras e acessíveis, o guia auxilia os agricultores na gestão de seus negócios, abordando desde as etapas de produção até as oportunidades de crescimento e desafios da atividade agrícola.

Desenvolvido a partir do projeto de pesquisa “Cacau: polinização, fermentação e bioeconomia”, o guia foi inspirado em entrevistas realizadas com pequenos cacauicultores de Medicilândia (PA). O guia identifica o potencial e as vulnerabilidades da lavoura cacaueira. Com ilustrações e informações técnicas, o material apoiará os agricultores a aprimorar suas práticas, especialmente em sistemas agroflorestais, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

Além da versão digital, o projeto também promoverá um evento em Medicilândia, no Pará, para apresentar os resultados da pesquisa e distribuir a versão física da cartilha aos agricultores. Essa iniciativa tem por objetivo fortalecer a cacauicultura sustentável no Brasil, incentivando o compartilhamento de conhecimento e o progresso na área.

Para acessar a cartilha, clique aqui.