O Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS) foi criado em 2009 e tem se consolidado como uma das instituições de pesquisa em desenvolvimento sustentável mais importantes da região Norte do país e mantém um curso de mestrado profissional recomendado pela CAPES e desenvolve pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Serviços de Ecossistema; Genômica Ambiental; Tecnologia Ambiental; Geologia Ambiental e Recursos Hídricos; Socioeconomia e Sustentabilidade; e Ciência de Dados.

O ITV valoriza a diversidade e está comprometido com a criação de um ambiente acolhedor e de diálogo no qual todos se sintam incluídos independentemente da sua orientação sexual, suas diferenças culturais ou ideológicas, de opiniões, portadores de deficiências, gênero, cor, etnia, origem, convicções políticas, crenças religiosas, geração e estado civil.

As pesquisas na área de Socioeconomia e Sustentabilidade analisam a dinâmica do desenvolvimento econômico e social dos territórios onde a Vale atua e buscam identificar oportunidades e potencialidades de desenvolvimento sustentável local, em especial no contexto amazônico. Se trata de uma área com perfil multidisciplinar, onde os pesquisadores de várias formações trabalham em equipe para resolver problemas científicos por meio de pesquisa aplicada.

Especialidade: Desenvolvimento Sustentável ou área afim

Localidade: Rua Boaventura da Silva, 955. Nazaré, Belém/PA

Trabalho presencial, com disponibilidade para viagens a campo.

Modalidade de bolsa: Treinamento Técnico (TT-IV-A)

Valor da bolsa: R$ 6.242,40

Duração da bolsa: 12 meses

Período de inscrição: 1 de abril de 2024 – 31 março de 2025

Pré-requisitos obrigatórios:

  • Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Economia, Sociologia ou área afim com, no mínimo, quatro anos de experiência em pesquisa após a graduação e com competência reconhecida em análise socioeconômica quantitativa e qualitativa, para contribuir ao desenvolvimento de pesquisa no ITV DS.

Pré-requisitos desejáveis:

  • Título de mestre ou doutor com experiência e competência reconhecida em análises sobre capacitação profissional ou mercado de trabalho, em especial na Amazônia, utilizando dados quantitativos e qualitativos, assim como elevada capacidade de escrita, publicação e comunicação científica.

Atividades e responsabilidades:

  • Desenvolver pesquisas de acordo com o escopo e os prazos do projeto em que está inserido, seguindo as orientações do coordenador e os procedimentos éticos, de Saúde e Segurança e de proteção de dados do ITV DS.

Documentos obrigatórios:

Currículo Lattes atualizado comprovando experiência em atividades de pesquisa.

Os interessados devem enviar a documentação solicitada ao e-mail: jorge.filipe@itv.org