20/01/2022

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2009 e mantida pela Vale. Atua por meio de duas unidades que fomentam a pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias em mineração (ITV-M) e desenvolvimento sustentável (ITV- DS), de forma a expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da Vale de maneira sustentável.

O ITV-DS, criado em 2009, tem se consolidado como uma das instituições de pesquisa em desenvolvimento sustentável mais importantes da região Norte do país, mantém um curso de mestrado profissional recomendado pela CAPES e desenvolve pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Serviços de Ecossistema; Genômica Ambiental; Tecnologia Ambiental; Geologia Ambiental e Recursos Hídricos; Socioeconomia e Sustentabilidade; e Computação Aplicada. (para maiores detalhes acesse: https://www.itv.org/itv-desenvolvimento- sustentavel/projetos/).

Por meio deste edital, disponibilizamos uma bolsa de pós-doutoramento para desenvolvimento de trabalhos junto ao grupo de pesquisa em Biodiversidade e Serviços de Ecossistema do ITV-DS. Especificamente, o candidato selecionado irá compor a equipe multidisciplinar do projeto intitulado “Avaliação integrativa das respostas de populações de morcegos às atividades de mineração ”, que procura usar os métodos e conceitos de fisiologia para analisar o grau de impacto da atividade mineradora sobre as populações de morcegos que habitam os ecossistemas subterrâneos ferruginosos da região de Carajás, com o objetivo de fornecer subsídios para o manejo, a conservação e a criação de protocolos que aperfeiçoem as práticas de acesso à biodiversidade.

O ITV valoriza a diversidade e está comprometido com a criação de um ambiente acolhedor e de diálogo no qual todos se sintam incluídos independentemente da sua orientação sexual, suas diferenças culturais ou ideológicas, de opiniões, deficiências, gênero, cor, etnia, origem, convicções políticas, crenças religiosas, geração, estado civil.

Especialidade: Fisiologia da conservação

Localidade: Belém/PA. O candidato selecionado pode optar por residir fora de Belém, mas terá de realizar viagens frequentes à Serra dos Carajás (Paraupebas/PA) partindo de Belém, e também passar alguns períodos na cidade para realizar análises nos laboratórios do ITV (o deslocamento até Belém será responsabilidade do bolsista).

Carga horária semanal: 40 horas Modalidade de bolsa: Pós-doutorado Valor da bolsa: R$ 7.373,10

Duração da bolsa: 12 meses com possibilidade de extensão para até 12 meses, início em 01/03/2022

Período de inscrição: 20/01/2022 – 09/02/2022

Pré-requisitos obrigatórios (com comprovação documental quando possível):

  1. Doutorado em Fisiologia Animal, Zoologia, ou áreas afins;
  2. Conhecimentos teóricos em fisiologia animal e fisiologia da conservação;
  3. Experiência de uso de kits e padronizações para medidas endocrinológicas;
  4. Capacidade de escrita em inglês e conhecimento básico de análises estatísticas;
  5. Disponibilidade de viagens periódicas a campo.

Pré-requisitos desejáveis:

  1. Experiência em captura e manipulação de morcegos em vida livre*;
  2. Domínio de técnicas para análise de perfil leucocitário e eritrocitário*
  • os responsáveis pelo projeto comprometem-se a realizar treinamento técnico, caso o(a) candidato(a) selecionado(a) não possua experiência suficiente nestes requisitos.

Atividades e responsabilidades:

O candidato selecionado irá compor a equipe multidisciplinar do projeto intitulado “Avaliação integrativa das respostas de populações de morcegos às atividades de mineração”, e desenvolverá as seguintes atividades:

  • Atividades de campo para captura, biometria e coleta de amostras hematológicas em espécies de morcegos na FLONA de Carajás, Pará.
    • Realização de análises in loco e realização de análises laboratoriais na sede da ITV- DS em Belém.
    • Análise e interpretação dos dados fisiológicos coletados e redação de relatórios e manuscritos.

Documentos obrigatórios*:

  • Carta de intenção, contendo uma apresentação do(a) candidato(a), descrição dos pontos positivos do seu histórico escolar e acadêmico, enfatizando sua experiência na área tem a do edital, especialmente nos itens 2,3 e 4 dos pré-requisitos obrigatórios. O conteúdo da carta não deve ultrapassar três páginas (TIMES NEW ROMAM 12, espaçamento 1,5);
    • Currículo lattes atualizado e documentado. No caso de artigos científicos, somente enviar a página de rosto do artigo.

Inscrição:

Os interessados devem enviar a documentação solicitada aos e-mails: leonardo.trevelin@itv.org e ap.cruz-neto@unesp.br. (Título do email: Vaga Posdoc em Fisio-bats – ITV). Após análise, os candidatos selecionados receberão o pré-projeto e um link (Via Google Meet) para entrevista, com data e horário estipulados pela comissão analisadora.

* Toda documentação deve ser enviada em pdf.