30/11/21

O Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS) foi criado em 2009 e tem se consolidado como uma das instituições de pesquisa em desenvolvimento sustentável mais importantes da região Norte do país e mantém um curso de mestrado profissional recomendado pela CAPES e desenvolve pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Serviços de Ecossistema; Genômica Ambiental; Tecnologia Ambiental; Geologia Ambiental e Recursos Hídricos; Socioeconomia e Sustentabilidade; e Computação Aplicada. Por meio deste, disponibilizamos duas bolsas de pós-doutoramento para desenvolvimento de trabalhos junto ao grupo de pesquisa em Biodiversidade e Serviços de Ecossistema.

O ITV valoriza a diversidade e está comprometido com a criação de um ambiente acolhedor e de diálogo no qual todos se sintam incluídos independentemente da sua orientação sexual, suas diferenças culturais ou ideológicas, de opiniões, deficiências, gênero, cor, etnia, origem, convicções políticas, crenças religiosas, geração, estado civil.

Quantidade de vagas: 2 vagas

Especialidade: Ecologia populacional de plantas

Localidade: Belém/PA ou remoto com viagens frequentes à Serra dos Carajás (Paraupebas/PA)

Carga horária semanal: 40 horas

Modalidade de bolsa: Pós-doutorado

Valor da bolsa: R$ 7.373,10

Duração da bolsa: 12 meses com possibilidade de extensão para até 36 meses

Período de inscrição: 30/11/2021 – 16/12/2021

Pré-requisitos obrigatórios:

  • Doutorado em Botânica, Ecologia, Biodiversidade ou áreas afins;
  • Capacidade de escrita em inglês para auxiliar na redação de manuscritos
  • Disponibilidade de viagens periódicas (mensais) a campo

Pré-requisitos desejáveis:

  • Experiência em análise de viabilidade populacional de plantas;
  • Experiência em estudo de demografia de plantas;
  • Familiaridade com a linguagem R

Atividades e responsabilidades:

O candidato selecionado irá compor a equipe multidisciplinar do projeto intitulado “Plantas raras, endêmicas e ameaçadas da FLONA de Carajás: estudos ecológicos e evolutivos aplicados a conservação”, e desenvolverá as seguintes atividades:

  • Atividades de campo para instalação de parcelas e coleta de dados de abundância de 4 espécies de plantas endêmicas da FLONA de Carajás.
  • Atividades de campo para instalação de parcelas e coleta de dados demográficos de 4 espécies de plantas endêmicas da FLONA de Carajás.
  • Análise de dados utilizando modelos de projeção integral (IPM) ou modelos populacionais matriciais (PMM) (determinísticos e estocásticos) para entender a demografia das espécies e estimar risco de extinção de populações frente a diferentes cenários.

Documentos obrigatórios:

  • Carta de motivação
  • Currículo lattes

Os interessados devem enviar a documentação solicitada ao e-mail: carolina.carvalho2@itv.org e mauricio.watanabe@itv.org