21/03/2018

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) acaba de iniciar a sexta turma do seu Mestrado Profissional ‘Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais’, em Belém , PA, e do Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração em Ouro Preto, MG. Ao todo, 55 novos alunos foram aprovados para a pós-graduação. São eles empregados da Vale, de empresas coligadas, da Universidade Federal de Ouro Preto e da demanda social.

​Em Belém, o ano letivo foi iniciado no dia 12 de março, com a palestra ‘A pesquisa científica aplicada na cadeia produtiva da mineração: um exemplo na temática de climatologia regional’, proferida pelo pesquisador Everaldo Barreiros. Em Ouro Preto, Márcio Junges, Gerente Executivo de Tecnologia, Inovação e Processamento Mineral abordou o tema ‘ Transformação digital – Oportunidades e Desafios para a Mineração’ na palestra proferida na aula inaugural, ocorrida no dia 16 de março.

Gabriel Garcia, aluno da 2ª turma de mestrado do ITV, em Ouro Preto, falou sobre o atual cenário de evolução da mineração e abordou as oportunidades que o curso oferece como a participação em grandes eventos do setor, além de apresentar sugestões aos novatos sobre a rotina das aulas. Por último ele sugeriu para os novos alunos, “Corram atrás dos seus projetos e busquem o máximo de conhecimento dos pesquisadores. ”

O Pró-Reitor de Ensino do ITV, Sandoval Carneiro, lembrou que a seleção dos alunos é muito disputada e por isso parabenizou o grupo que está se ingressando nos mestrados com o objetivo de ampliar seus conhecimentos. Sandoval Carneiro resgatou o histórico de implantação dos cursos no ITV e pronunciou-se sobre a importância do legado deixado para a Vale e comunidades. “ Os cursos de mestrados profissional do ITV são pioneiros no País, quando destacamos que eles acontecem na iniciativa privada e numa empresa do setor mineral, mas que beneficiam toda sociedade”.

Luiz Mello, então diretor-presidente do ITV, destacou que os cursos foram criados com um propósito de conciliar as necessidades da indústria, academia e sociedade. “ Os mestrados do ITV foram criados com para atender as necessidades da Vale e sociedade. Hoje eles estão entre os melhores cursos de pós-graduação do País”, destaca.