Uma conquista que merece ser celebrada!

Entre os dias 05 e 10 de outubro, durante o 57º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2025), Daniel apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado e foi agraciado com o 2º lugar na premiação de melhor Dissertação, dentre 14 concorrentes.

O trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (PROFICAM) sob orientação dos professores Marcone Jamilson Freitas Souza, do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (DECOM/UFOP), e Luciano Perdigão Cota, do Instituto Tecnológico Vale (ITV), tem como título:

 “Planejamento da Reposição de Corpos Moedores: um estudo de caso”

Como principal resultado, foi criado o ORCm (Otimizador da Reposição de Corpos Moedores) — sistema já implementado nas três plantas de beneficiamento de Itabira (Cauê, Conceição I e Conceição II), que tem proporcionado economia de mais de 300 mil dólares mensais para a companhia. Essa inovação tecnológica foi patenteada no Brasil e em mais outros 9 países. Além disso, a pesquisa desenvolvida gerou o artigo “A MILP formulation and an Iterated Local Search-based algorithm for the grinding ball replacement planning problem” (https://doi.org/10.1016/j.cor.2025.106975) publicado no periódico Computers & Operations Research, classificado no percentil 93% da base Scopus.

Esse reconhecimento evidencia como a pesquisa operacional pode gerar soluções concretas para desafios industriais. Os resultados da pesquisa mostram o valor da integração entre academia e indústria, promovendo inovação com impacto real no setor produtivo.