O Projeto inédito é uma iniciativa do Instituto Tecnológico Vale e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para sequenciamento genético e genômico da biodiversidade brasileira. 

No dia 15 de maio, o Instituto Tecnológico Vale e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram o 1º Seminário do Projeto GBB, que marca o primeiro encontro técnico entre os institutos gestores do projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB). Essa é uma parceria firmada durante a Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP 15), em 2022, em Montreal, no Canadá e tem um investimento previsto de R$ 111 milhões para serem executados nos próximos cinco anos. 

O projeto inédito tem como objetivo realizar um mapeamento genético e genômico de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, exóticas ou que tenham potencial para gerar renda para o desenvolvimento da bioeconomia, especialmente na Amazônia. Este mapeamento colocará o Brasil pela primeira vez como um hub nacional em consórcios internacionais destes tipos de sequenciamento.

Dentre os objetivos do projeto também está previsto,  ao longo destes próximos cinco anos,  a capacitação dos servidores do ICMBio, o estabelecimento de protocolos de pesquisa e ferramentas que auxiliem no monitoramento da biodiversidade em Unidades de Conservação Nacionais.

Este primeiro seminário, segundo o Diretor científico do ITV, Guilherme Oliveira, tem como objetivo mapear os estudos realizados pelos Institutos para encontrar possibilidades de cooperação estratégicas para o projeto. 

“O objetivo deste seminário é alinhar iniciativas e capturar oportunidades de pesquisas com as unidades de conservação do ICMBio”, conta Guilherme Oliveira.

As próximas etapas do projeto são a realização dos  workshop de treinamento e capacitação para servidores do ICMBio e comunidade acadêmica sobre protocolos de amostragens de metabarcoding e sequenciamento, montagem e anotação de genomas. Além disso também serão definidos os locais prioritários, espécies alvo e projetos específicos a serem realizados.