(PT) Rosa dos ventos da estação Sossego dos anos de 2017 e 2018: resultados de monitoramento da estação Sossego (Canaã dos Carajás – PA)

Author(s): TAVARES, Alexandra Lima; SILVA JÚNIOR, Renato Oliveira da
Summary: (PT) O presente trabalho visou atender a uma solicitação feita pelo Supervisor de Meio Ambiente da Vale, Guilherme Barbosa, sobre informações de vento da estação Sossego, a qual faz parte da rede de monitoramento do Projeto Itacaiúnas gerida pelo Grupo de Geologia Ambiental e Recursos Hídricos (GGARH) do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS). Por se tratar de uma área de influência da Mina do Sossego, estas informações são importantes para que ações imediatas sejam tomadas, se necessárias, quanto ao suposto deslocamento aéreo de partículas de poeira. Foram gerados gráficos da rosa dos ventos dos anos de 2017 e 2018, bem como dos períodos chuvoso e menos chuvoso para estes anos. Também foram plotadas a rosa dos ventos sobre o ponto da estação Sossego, utilizando o
recurso de Mapas do Google Earth, para uma melhor visualização destas variáveis na região de entorno e área de influência direta (AID) da Mina do Sossego. Verificou-se que a direção predominante dos ventos é de nordeste (NE), isto é, os ventos sopram de nordeste, referentes aos valores anuais de 2017 e 2018, bem como para o período chuvoso. A velocidade do vento predominante, no período chuvoso, ficou entre 1,5 e 3,0 m/s. No entanto, no período menos chuvoso, a direção predominante do vento muda, tornam-se de sudeste (SE), para o ano de 2017, com velocidades entre 3,0 e 4,5 m/s, o que não ocorreu para o ano de 2018.
Year: 2019
Pages: 11 f.
DOI: 10.29223/PROD.TEC.ITV.DS.2019.7.Tavares
Year of publication: 2019
Link to PDF: Click here