(PT) Biocarvão de açaí e composto comercial sobre a cinética e a biodisponibilidade de fósforo em estéril da mineração de ferro

Author(s): PINTO, Duane Azevedo; GUEDES, Rafael Silva; RAMOS, Silvio Junio; DIAS, Yan Nunes; GASTAUER, Markus; CALDEIRA JR., Cecílio Fróis; FERNANDES, Antonio Rodrigues.
Summary: (PT) A retenção de P gera baixa utilização desse elemento pelas plantas e pode ser um dos principais problemas para o manejo de fertilização do solo em áreas ricas em óxidos de Fe, como encontrado nas áreas de exploração desse elemento na Província Mineral de Carajás (PMC). Como forma de minimizar os efeitos da retenção de P, materiais orgânicos, como biocarvão ou compostos comerciais, podem ser uteis para manter a disponibilidade de P e retardar a imobilização desse elemento no solo, beneficiando, por exemplo, a reabilitação de áreas impactadas pela mineração de Fe. O objetivo deste estudo foi avaliar a cinética de sorção e dessorção de P e índices de histerese em estéril proveniente da mineração de Fe submetido à adição de composto comercial e biocarvão de açaí. Para este propósito, um substrato coletado das pilhas de estéril de mineração de Fe na PMC foi incubado por 30 dias com biocarvão de açaí, composto orgânico comercial, e composto comercial+biocarvão, na proporção de 90% de estéril de mineração e 10% dos materiais orgânicos supracitados (m/m). A cinética de sorção e dessorção de P foi avaliada em solução contendo 10 mg L-1 de P em tempos de 0,5 a 24h e os dados foram modelados de acordo com a equação de pseudo-primeira ordem, considerando a presença de dois tipos de locais de reação, e os índices de histerese foram obtidos pela diferença entre as isotermas de sorção e dessorção. A mistura do estéril de mineração com biocarvão de açaí reduziu a sorção de P, enquanto que a dessorção foi aumentada em até 60% pela de biocarvão e/ ou composto comercial. O biocarvão de açaí também reduziu a histerese da sorção de P de 78 para 54,8%, além de tornar a fixação de P mais lenta nesse substrato. Assim, este estudo mostrou que o biocarvão de açaí e composto comercial podem maximizar os benefícios da fertilização com fosfato durante a reabilitação de áreas impactadas pela mineração de Fe. No entanto, como estes compostos podem causar efeitos diferentes sobre a dinâmica de P em estéril da mineração de Fe, é importante considerar seus efeitos sobre outros elementos, tais como micronutrientes, cuja disponibilidade pode ser afetada.
Year: 2020
Pages: 22 p.
DOI: 10.29223/PROD.TEC.ITV.DS.2020.26.Pinto
Year of publication: 2020
Link to PDF: Click here