25/10/2022

Uma notícia publicada no site do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS) em maio deste ano, ganhou outros e mais amplos públicos. Trata-se do projeto “Capital Natural da Floresta”, uma tentativa de se obter medidas de biodiversidade da flora e da fauna em áreas que estão sendo amostradas na Floresta Nacional de Carajás. O projeto se dedica à pesquisa com sons da floresta, feita com a instalação de gravadores específicos para este fim fixados em árvores. E o resultado chamou atenção da mídia.

Entre as veiculações nacionais e regionais, o destaque foi para a chamada de capa e meia página no jornal “O Globo” e reportagem no portal da Agência Mongabay, que costuma ser crítica ao setor de mineração. A Mongabay cobre ciências e meio ambiente com reportagens investigativas e está disponível em nove línguas. Alguns veículos também repercutiram a matéria regionalmente, como o jornal O Liberal (Belém) e o Blog do Ze Dudu (Parauapebas). Este último trouxe o nome do ITV para o título da matéria.

A estratégia de imprensa foi estreitar relacionamento e criar novas oportunidades de exposição da marca Vale/ITV, em veículos prestigiados, para além dos estratégicos. E foi fundamental a disponibilidade da pesquisadora Tereza Giannini, do ITV DS, que está à frente do projeto, que atendeu os jornalistas.