Pesquisadores do ITV utilizam imagens de satélites para monitorar áreas impactadas pela mineração

Saiu no site da Agência Bori a pesquisa do Instituto Tecnológico Vale (ITV) que utiliza imagens de satélite para avaliar a recuperação ambiental no Complexo Mineral Carajás, no Pará. O artigo foi publicado na revista “ Environment, Development and Sustainability” e traz um estudos sobre a utilização de dados obtidos a partir de diferentes intervalos de ondas do satélite WorldView, que indicam que um dos locais, em recuperação há 8 anos, apresenta um índice de 97% de carbono estocado em relação ao solo de florestas nativas do local.
“Estudos de indicação de atributos do solo a partir de imagens de satélite vêm se consolidando. Porém, há limitação de estudos na Amazônia, especialmente em áreas degradadas pela mineração. A indicação e o mapeamento dos atributos do solo, como o estoque de carbono orgânico, devem reduzir os custos com o uso de produtos químicos nas análises feitas pelo método convencional, além de melhorar a visualização dos dados em campo e auxiliar no monitoramento”, explica Silvio Ramos, pesquisador do ITV e um dos autores do estudo.
O estudo destaca que o avanço da tecnologia de monitoramento ambiental, especialmente na Amazônia, torna a recuperação de áreas degradadas mais eficaz e econômica. As análises de solo por satélite, embora não substituam a abordagem convencional, auxiliam na gestão de áreas em recuperação não amostradas. Isso permite avaliar se as ações de recuperação estão no caminho certo e otimizar o uso de recursos.
Confira o texto da Agência , aqui.
Leia o artigo completo, aqui.