Foto: Arquivo ITV

Foi divulgada a publicação “Predição da textura de solos naturais na Amazônia brasileira através de sensores portáteis”, no periódico Geoderma Regional. A pesquisa em questão explora novas tecnologias com sensores proximais portáteis, que permitem obter resultados rápidos, sem a contratação ou envio para laboratórios.

A inovação reduz custos de análises, geração de resíduos, além de vencer desafios de distância e infraestrutura na Amazônia. A realização ficou por conta colaboração entre o Instituto Tecnológico Vale (ITV), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) em áreas nativas de 144 municípios no Pará.

O estudo mostra algoritmos eficientes para a produção de análises de textura do solo, uma variável importante para o crescimento da vegetação. Diretamente relacionada com a retenção de água e nutrientes. Além disso, é válido destacar que se trata de técnicas de análise de solo sustentáveis, já que não há geração de resíduos químicos tóxicos em laboratórios.

Para ter acesso ao artigo completo acesse aqui.