Uso do biocarvão de açaí e composto comercial: efeito na isoterma de P, nos atributos quimicos do estéril de mineração e no crescimento de Dioclea Apurensis

Autor(es): PINTO, Duane Azevedo; RAMOS, Silvio Junio; GUEDES, Rafael Silva; DIAS, Yan Nunes; CALDEIRA JR., Cecílio Fróis; GASTAUER, Markus; FERNANDES, Antonio Rodrigues.
Resumo: A baixa disponibilidade de fósforo (P) é um dos principais problemas em áreas ricas em óxidos de Fe, o que dificulta o manejo da fertilização com fosfato devido às reações de sorção, notadamente nas áreas de mineração de Fe. O uso de materiais orgânicos, como biocarvão ou composto comercial são alternativas que podem reduzir os mecanismos de sorção de P e melhorar a fertilidade do solo, beneficiando a reabilitação de áreas impactadas pela mineração de Fe. Há poucos estudos sobre os efeitos da aplicação de substratos orgânicos e a fertilização com fosfato e seus mecanismos de sorção em solos minerados. Diante disto, este trabalho teve por objetivo avaliar as alterações nos atributos químicos do estéril de mineração de Fe, a capacidade máxima de sorção de P e o crescimento da Dioclea apurensis em função da aplicação de biocarvão de açaí e composto comercial. Para isso, um substrato coletado das pilhas de estéril de mineração de Fe da Província mineral de Carajás foi coletado e incubado por 30 dias com biocarvão de açaí (BC), composto orgânico comercial (CC) na proporção de 90% de estéril de mineração e 10% de BC e CC, mais o tratamento controle sem adição de compostos orgânicos (SC). O substrato da mineração com e sem a adição de biocarvão e composto comercial receberam cinco doses de P (0, 40, 80, 120 e 240 mg kg-1 de P). Os resultados indicaram que adição de BC e CC promoveram aumento de pH e nutrientes ao estéril da mineração de Fe. As plantas cultivadas SC apresentaram maior crescimento. Os resultados dos experimentos de adsorção de P se ajustou bem ao modelo isotérmico de Langmuir. A capacidade máxima de adsorção de P reduziu em função da adição de BC. Assim, esses resultados permitem concluir que a aplicação de biocarvão de açaí reduziu a sorção de P, enquanto que tanto a aplicação de composto comercial como biocarvão podem alterar os atributos químicos e causar efeitos diferentes na dinâmica do fosforo em estéril de mineração.
Ano: 2020
Páginas: 24 p.
DOI: 10.29223/PROD.TEC.ITV.DS.2020.25.Pinto
Ano de publicação: 2020
Link para o PDF: Clique aqui