Nível de referência dos elementos associados à mineração de Fe, Ni e Cu em lagoas do platô S11 na região de Carajás (sedimentos superficiais)

Autor(es): SAHOO, PrafullA Kumar; GUIMARÃES, José Tasso Felix; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e; SILVA, Marcio Sousa da
Resumo: Este estudo objetivou estabelecer concentrações geoquímicas de referência (CGFs) em sedimentos das lagoas ativas do S11, Serra Sul dos Carajás, que são consideradas como corpos hídricos naturais (sem interferência antropogênica). Para isto, 144 amostras de sedimentos superficiais das lagoas do Violão, Amendoim e 3 Irmãs (TI1, 2 e 3) foram coletadas antes do início da operação da mina S11D, e analisadas através da geoquímica multielementar. Os dados resultantes foram estatisticamente analisados e as CGFs foram estabelecidas utilizando as funções iterativa 2σ e de distribuição. Estas funções removem os valores atípicos do conjunto de dados, e as CGFs são definidas como a amplitude normal dos dados remanescentes. As CGFs dos sedimentos variaram significativamente entre as lagoas estudadas. Os maiores e menores valores das CGFs para maioria dos elementos foram registrados para as lagoas TI1 e TI2, respectivamente, que está relacionada com as características das bacias de drenagem, como litologia, solos e morfometria das lagoas.
Ano: 2017
Páginas: 16 f.
DOI: 10.29223/PROD.TEC.ITV.DS.2017.14.Sahoo
Ano de publicação: 2017
Tipo de relatório: Relatório Final
Link para o PDF: Clique aqui