Pesquisador

Renato Oliveira da Silva Junior

Geólogo Sênior com Mestrado em Geologia e Geoquímica e Especialização em Hidrogeologia Aplicada pelo Centro de Geociências/CG-UFPA. Atualmente é Pesquisador Assistente do Instituto Tecnológico Vale, onde é responsável de Coordenação Técnica do Projeto Itacaiúnas – Monitoramento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas – Região Sudeste do Estado do Pará.

Tem mais de 13 anos de experiência na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Atuou na Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH-MMA), tendo sido responsável pela elaboração de Projetos-Pilotos em bacias de alto interesse ecológico, com ênfase especial à Bacia Amazônica e à Bacia do Prata; Elaboração de Pareceres Técnicos envolvendo recursos hídricos e Prestação de apoio técnico e institucional aos Estados, Distrito Federal e à União e desenvolvimento de atividades junto a Grupos de Trabalho e Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Tem mais de 10 anos de experiência como docente em Instituições de Ensino Superior, como: Universidade Federal do Estado do Pará, Universidade de Brasília e Centro Universitário de Brasília/UniCEUB. Prestou serviços para diversos clientes durante 8 anos na Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda.


Atualmente é Pesquisador Assistente da linha de pesquisa “Geologia ambiental e recursos hídricos”, lotada no ITV Desenvolvimento Sustentável.