08/09/2016

Vale e Capes oferecem bolsas de pós-doutorado para brasileiros e estrangeiros

A Vale e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vão oferecer 20 bolsas acadêmicas de pós-doutorado para brasileiros e estrangeiros que desejam desenvolver pesquisas nas unidades do Instituto Tecnológico Vale (ITV) em Ouro Preto (MG) e Belém (PA), nos temas Mineração e Desenvolvimento Sustentável. “Esse tipo de parceria promove uma maior aproximação entre a academia e a empresa e aumenta o potencial de geração de inovação e riqueza para o país”, disse o gerente-executivo de Tecnologia e Inovação da Vale, Luiz Mello; que também é diretor-presidente do Instituto Tecnológico Vale.

Além das bolsas, com valor total de R$ 7 mil cada, será destinado um recurso de custeio de R$ 10 mil para o coordenador do projeto para que seja aplicado nas atividades do bolsista. As bolsas têm validade máxima de 24 meses. Os candidatos ao processo deverão enviar propostas de projeto para a primeira chamada até 30 de outubro. A segunda chamada será entre 1º de novembro deste ano e 31 de março de 2017.

A iniciativa tem como objetivo promover pesquisas realizadas no ITV em áreas como geologia ambiental e recursos hídricos; biodiversidade e biotecnologia; meteorologia e mudança do clima; automação e integração de processos; metalurgia extrativa e fenômenos de superfície. “A formação doutoral no Brasil é mais acadêmica, estritamente científica e, com raríssimas exceções, não aborda Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que é justamente o perfil que a indústria precisa. Desta forma, nosso programa é uma espécie de trainee para P&D na indústria”, reforçou o diretor-científico do Instituto Tecnológico Vale, José Oswaldo Siqueira.

As bolsas de pós-doutorado possibilitam ao doutor recém-formado um maior engajamento em um projeto de pesquisa aplicada onde irá interagir com pesquisadores do ITV e com profissionais experientes em diversas áreas da Vale. “É uma relação em que todos ganham e contribui para a solução de problemas relevantes para a empresa e para o País”, reforça Mello.

Clique aqui<https://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/7977-novo-programa-apoia-projetos-em-parceria-com-o-instituto-tecnologico-vale> para conhecer o edital completo das bolsas de pós-doutorado.

Inovação na Vale

A Vale acredita que a inovação traz sustentabilidade para o negócio, melhorando o desempenho da empresa e posicionando-a para novas oportunidades. Desde 2009, quando foi criada, a Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação apoia e investe em iniciativas em parceria com a comunidade acadêmica e empresas no Brasil e no exterior. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, contribuir para a formação de recursos humanos especializados e apoiar a consolidação de grupos de pesquisa nas regiões em que empresa atua, de forma aderente à estratégia da empresa.

Em linha com este posicionamento da empresa foi criado, em 2010, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), que hoje conta com duas unidades: uma em Belém (PA), especializada em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável; e outra, em Ouro Preto (MG), voltada para temas ligados à mineração. O ITV opera a partir da integração de três eixos: pesquisa, ensino e empreendedorismo.