14/11/2019

Mudanças do clima: conheça o trabalho do ITV

Mudanças do clima: conheça o trabalho do ITV

A mudança do clima representa um potencial impacto às condições de vida no planeta, seja na biodiversidade, na economia e em atividades humanas. Com o objetivo de minimizar os efeitos das mudanças do clima no planeta, a comunidade científica vem utilizando modelos numéricos regionais capazes de representar com maior precisão as componentes do sistema terrestre, bem como a interação entre elas.

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) dispõe de uma estrutura de computadores de alto desempenho, utilizados para gerar cenários de mudança do clima nas regiões onde a Vale atua no Brasil, baseando-se em modelos climáticos regionais. O ITV também realizou um estudo sobre a incidência de raios em área de influência da mineração da empresa.

O conhecimento gerado pelas pesquisas em modelagem climática e incidência de raios auxilia no planejamento de produção, nas tomadas de decisão e na redução de riscos econômicos e ambientais de longo prazo em atividades na cadeia mineral.

Abaixo, você pode ter acesso aos relatórios que mostram o resultado dos estudos sobre a mudança do clima nos Corredores Norte e Sul/Sudeste da Vale e na região de Corumbá-MS e a frequência sazonal de raios nos Corredores Norte e Sul/Sudeste.

– Projeções climáticas Corredor Norte
– Projeções Mudança de Clima Corredor Sul/Sudeste
– Projeções Mudanças, Chuve e Temperatura em Corumbá
– Raios EFC-EFVM – Gestão Ambiental Vale