06/04/2016

Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), equipes de áreas operacionais da Vale e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) participaram de um seminário com o objetivo de discutir o tema Recuperação Ambiental: Marco regulatório e sua Aplicação. O evento aconteceu em Belém nos dias 4 e 5 de abril e discutiu, dentre outros assuntos, a legislação atual sobre licenciamento ambiental, casos de sucesso, lacunas da recuperação ambiental na experiência do IBAMA e ações da Vale nesse âmbito.

De acordo com Antonio Eduardo Furtini, pesquisador do ITV e organizador do seminário, o evento foi uma oportunidade de conhecer a visão dos órgãos licenciadores a respeito dos processos que envolvem a recuperação ambiental, com ênfase para as atividades de mineração, e sobretudo a possibilidade de esclarecer a equipe técnica e científica da Vale sobre as exigências legais e oportunidades de aprimoramento das ações executadas pela empresa.

Jônatas Trindade, Coordenador de Mineração e Obras Civis do Ibama, destacou a importância da troca de experiências e informações: “Vim aqui Mais aprender do que ensinar. A recuperação de áreas é um tema importante e essa discussão com as empresas é fundamental para nós.”

Confira outros depoimentos:

“O seminário foi uma boa oportunidade de integração entre pesquisadores do ITV, analistas e técnicos da Vale e representantes do Ibama. Uma fantástica troca de experiências que contribuirá para um direcionamento cada vez Mais preciso da nossa pesquisa em meio ambiente relacionado à mineração.”

José Oswaldo de Siqueira – Diretor Científico do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável

“Vejo como muito positiva essa interação entre empresas privadas e órgãos fiscalizadores. Às vezes nos ocupamos, cada um com seus afazeres, e esquecemo-nos da importância de alinhar os padrões.”

Richardson Costa Faria – Gerente RAD Fechamento de Mina/Gerência de Meio Ambiente

“Importante também a relação da área operacional (da Vale) com a pesquisa. Estou impressionado com o nível do ITV. Não devemos nada a nenhum país. Temos um conjunto de pessoas e equipamentos de melhor nível.”

Ramon Braga – Gerência de Meio Ambiente – Ferrosos Leste

“O encontro foi muito proveitoso para estreitar as relações. Foi importante para nós a postura do Ibama de flexibilização e maior preocupação com o resultado final das ações de recuperação. Tive a oportunidade de visitar as instalações do ITV e me surpreendi com os equipamentos de alto nível que encontrei.”

Jenaldo Carvalho – Gerência de Meio Ambiente – Ferrosos Norte